Quando a Microsoft lançou o Xbox 360 em 2005, trouxe com ele várias inovações bacanas, sendo uma delas, minha favorita: o sistema de reputação do jogador, que é computado através das Conquistas (os famosos Achievements) que cada jogo disponibiliza. Tal recurso, inspirou várias outras plataformas à fazerem um sistema similar, inclusive sua maior concorrente, a Sony foi a primeira com seu sistema de troféus! Sobre ele que irei comentar um pouquinho.. Tá, isso pode não ser novidade para muita gente, mas você sabe como funciona? Sabe quantos pontos cada troféu lhe fornece? E de quantos você precisa para subir um nível? Continue a leitura e descubra.. :)

O que são troféus e como obtê-los?

Os troféus são uma espécie de recompensa extra oferecida ao jogador quando o mesmo cumpre determinada tarefa, ou seja, é um recurso adicional que nada afeta seu progresso ou desempenho no jogo, você pode simplesmente ignorá-los se quiser. Porém, na minha opinião, eles dão um toque especial ao jogo, pois, para obtê-los você tem realizar determinadas façanhas que normalmente deixaria de lado (eu pelo menos, deixaria), tais como, descobrir todos os itens secretos do jogo, finalizar o jogo em uma dificuldade maior ou em menor tempo, vencer uma partida contra seu amigo, enfim.. se você conseguir, você ganhará um troféu como recompensa e, ficará registrado em seu perfil! Legal, né?

Bom, os troféus são classificados em bronze, prata ou ouro de acordo com o nível de dificuldade para obtê-los e, se conseguir pegar todos do jogo, você ganhará o cobiçado troféu de platina, que é único por jogo (mas não são todos jogos que tem, explicarei mais abaixo).

Se você olhar a lista de troféus do jogo, irá notar que cada troféu possui um descritivo rápido de como obter tal troféu, aí é só cumprir o que ele pede que será seu! Porém, alguns não revelam sua identidade, são os chamados troféus escondidos. Estes, você terá que conquistá-los na raça, geralmente são troféus de terminar o jogo, mas não se preocupe, existem vários sites que revelam para você o que precisa fazer (ver “Redes de caçadores de troféus” abaixo).

A partir do PS4, a Sony colocou um elemento adicional aos troféus: nível de raridade, classificando os como comum, incomum, raro, muito raro e ultra raro, baseado na quantidade de jogadores que conquistaram determinado troféu.

Sistema de pontuação e valores dos troféus

Os troféus serão sempre vinculados ao usuário logado no seu PlayStation e para cada troféu obtido você ganhará “x” pontos e, a cada “x” pontos, você evolui de nível (level). Sendo os valores dos troféus distribuídos da seguinte forma:

Troféu de Bronze 15 pontos
Troféu de Prata 30 pontos
Troféu de Ouro 90 pontos
Troféu de Platina 180 pontos

E a quantidade de pontos que você precisa ter para chegar ao próximo nível, respeita a seguinte regra:

Para chegar no… Você precisa estar com…
Nível 1 0 pontos
Nível 2 200 pontos
Nível 3 600 pontos
Nível 4 1.200 pontos
Nível 5 2.400 pontos
Nível 6 4.000 pontos
Nível 7 6.000 pontos
Nível 8 8.000 pontos
Nível 9 10.000 pontos
Nível 10 12.000 pontos
Nível 11 14.000 pontos
Nível 12 16.000 pontos
Nível 13 24.000 pontos
Nível 14 32.000 pontos
Nível 15 40.000 pontos
Nível 16 48.000 pontos
Nível 17 56.000 pontos
Nível 18 64.000 pontos
Nível 19 72.000 pontos
Nível 20 80.000 pontos
Nível 21 88.000 pontos
Nível 22 96.000 pontos
Nível 23 104.000 pontos
Nível 24 112.000 pontos
Nível 25 120.000 pontos
Nível 26 128.000 pontos
Nível 27 138.000 pontos
Nível 28 148.000 pontos
Nível 29 158.000 pontos
Nível 30 168.000 pontos

A partir daí, você precisará sempre de 10.000 pontos para subir para o próximo nível.

Os troféus são vinculados ao seu usuário PlayStation e você pode optar por deixar seus troféus abertos publicamente, podendo assim, outros usuários visualizar e comparar os troféus deles com os seus (essa é a um pouco da graça do negócio). Além disso, é usual usar a mesma conta em outras plataformas PlayStation para aumentar ainda mais o nível do seu perfil. Atualmente, os sistemas que possuem suporte à troféus são: o PS3, PS4 e o PS Vita.

Meu perfil PlayStation, me adicionem! :)
Meu perfil PlayStation, me adicionem! :)

Redes de caçadores de troféus

Além de poder visualizar seus troféus (e de amigos) pelo próprio videogame, existem alguns sites não-oficiais que sincronizam seus troféus e montam rankings de jogadores, fornecem diversas dicas de como obter determinados troféus, revelam os troféus escondidos do jogo e, além disso, você pode encontrar pessoas que poderão te ajudar com algum troféu de multiplayer, caso seja necessário.

Eis algumas redes que utilizo e recomendo:

Todos os jogos possuem troféus?

A resposta é NÃO! A Sony implementou esse sistema a partir do PS3, porém tardiamente, sendo assim alguns jogos acabaram ficando para trás e sem o sistema de troféus (confira a lista). Ela também chegou até cogitar lançar o sistema de troféus no PSP, mas optou por não fazer devido ao alto índice de pirataria no portátil. Além disso, dos jogos que possuem troféus, nem todos os jogos possuem a cobiçada platina!

Não sei exatamente qual é o critério dela para definir quais jogos terão ou não o troféu de 180 pontos, mas geralmente os jogos de desenvolvedoras independentes (indies), casuais ou então que os não possuem o jogo em disco (mídia física), não o possuem.. Mas, isto não é regra! Tanto que existem vários jogos independentes que possuem platina, como também tem vários jogos de mídia física que não possuem.. Não dá para entender!

Entretanto, a diferença de pontos que você pode obter entre um jogo com platina com um sem, é grande! Um jogo platinável te oferece algo em torno de 1200 pontos, isso sem contar as DLC’s que podem adicionar novos troféus ao jogo. Já um jogo sem platina, a maioria deles oferece algo em torno de 315 pontos! Eu não sei porque a Sony não padroniza para que todos os jogos tenham platina!

Só a critério de curiosidade, o jogo que mais possuí troféus até o momento é o Driveclub (PS4) com 128 troféus (1 platina, 26 ouros, 47 pratas e 54 bronzes) totalizando 4.740 pontos, isto é claro, incluindo todas as DLC’s.

E aí, o que você acha deste recurso?

Confesso que às vezes tenho que me controlar para não só jogar jogos que tenham troféus, deixando qualquer outra plataforma (não PlayStation) de lado. Ou então, às vezes me pego optando por jogar um jogo menos conhecido ou bom, mas que te oferece troféus rápidos e facéis, do que jogar um jogo famoso, mas que tenha troféus mais difíceis de ser conquistados. É sério! (Mas estou me tratando! :D)

Entretanto, é muito satisfatório ganhar um troféu quando você consegue terminar determinado jogo na dificuldade mais difícil, ou então, quando você chega em primeiro em todas as provas de um jogo de corrida.. Enfim, tem certas coisas que eu jamais faria se não fossem pelos troféus. Isso que eu acho legal deles, eles te incentivam à explorar o jogo por completo! Por exemplo, por mais que eu tenha gostado de The Last of Us ou Uncharted, acho que dificilmente eu jogaria eles em outro nível de dificuldade novamente.. Mas por causa dos troféus, eu joguei e, olha, jogar TLoU no modo “+Sobrevivente” foi uma experiência totalmente diferente e incrível do que jogar no modo Normal, é quase outro jogo, impressionante!

Tá, nem tudo são flores, alguns troféus são chatos, sem sentidos ou exigem muita paciência do jogador, que chegam a desanimar a caçada.. Mas nestes casos, eu passo e vou para outro jogo, não estou nesse nível de vício (ainda)! ^^’

E você, gosta de caçar troféus?

Gostou? Assine nossa Newsletter e receba os próximos posts por e-mail!

Delivered by FeedBurner