No começo deste ano, eu ganhei um Mega Drive modelo asiático do meu cunhado. Desde então vinha sofrendo com a péssima imagem que meu adaptador RF transmitia para a televisão, com isso fui desmotivado a jogá-lo e deixei o Mega um bom tempo parado (um crime). Mas consegui achar uma solução para este problema.

Nesse meio tempo, encontrei um tutorial na internet que ensinava a montar seu próprio cabo de áudio e vídeo (A/V) para o mesmo modelo de Mega que o meu, porém, como eu não tenho muita habilidade técnica para isto, acabei deixando de lado. Mas hoje, resolvi tentar e percebi que é bastante simples que resolvi compartilhar.

Primeiramente, estamos falando de um cabo A/V para Mega Drive modelo asiático que possua saída A/V no formato do conector DIN, como na foto abaixo:


  
    Traseira do Mega Drive modelo asiático. O conector DIN é o do meio!
Traseira do Mega Drive modelo asiático. O conector DIN é o do meio!

Em segundo lugar, não me responsabilizo sobre qualquer dano que seu videogame possa sofrer. Afinal, é um procedimento que encontrei na internet e obviamente não é de minha autoria! :)

Enfim, vamos lá!

Materiais necessários

  • 1 Conector DIN macho de 5 pinos (igual aqueles de teclados antigos);
  • 2 Conectores RCA machos;
  • 2 Pares de fios com duas vias;
  • Ferro de solda e estanho;

É um material fácil e barato de se encontrar, talvez o conector DIN seja o mais chatinho de achar, mas você pode usar o de um teclado antigo.

Procedimento

Bom, após conseguir os materiais, veja a pinagem do conector DIN:


  
    Pinagem do conector DIN vista de frente.
Pinagem do conector DIN vista de frente.

  
    Conector DIN visto de frente.
Conector DIN visto de frente.

Só iremos utilizar os pinos 1, 3 e 5. Sendo o Pino 1 para o sinal de vídeo, o Pino 5 para o sinal de áudio e o Pino 3 será o terra.

Sabendo disso, tudo que você precisa fazer é soldar as duas pontas do fio do sinal de vídeo nos pinos 1 e 3 respectivamente e as duas pontas do fio do sinal de áudio nos pinos 3 e 5 respectivamente. Lembrando que o pino 3 é o terra, na hora soldar as outras pontas dos fios no conector RCA, você deverá se atentar e soldá-los nos locais corretos, recomendo este tutorial caso tenha dúvidas.

Feito isso, seu cabo A/V estará pronto! O resultado é excelente, a imagem ficou ótima!