Há aproxidamente 6 meses atrás, adquiri um Atari 2600 Polyvox original com dois controles, recuperando assim meu primeiro videogame! Sim, o Atari foi o meu primeiro videogame que tive contato na vida! Joguei muito nos anos 90 clássicos, como River Raid, Megamania, Enduro e cia. Porém, a saída de vídeo original dele é RF e até nas TVs de tubo a imagem não fica boa, a solução foi modificá-lo e colocar saída A/V.

O Atari foi lançado oficialmente aqui no Brasil em 1983 pela Polyvox e como todos sabem, as televisões de antigamente eram bem diferentes das atuais (obviamente). Sendo assim, a saída de vídeo original do console é a RF (radiofrequência), que hoje em dia, é praticamente extinta! Além do mais, a imagem não é muito boa devido aos ruídos, até mesmo nas TVs de tubo.

Pesquisando na internet, encontrei uma solução para isto. Alíás, existem duas soluções de fácil acesso: do Eduardo Luccas e do Victor Trucco! E com a ajuda do pessoal do Canal 3 optei pela segunda opção, pois é a mais simples de se fazer!

Mas como eu não tenho habilidades em eletrônica, pedi ajuda a um colega de trabalho que é engenheiro eletrônico e, não teve nenhum problema em realizar a modificação! (Valeu Alessandre! :D)

O esquema que utilizamos foi este, o Atari A/V Reloaded:


  
    Esquema para o Atari da Polyvox
Esquema para o Atari da Polyvox

Este é o esquema que você precisa para modificar seu Atari 2600 para ficar com saída A/V, porém, lembrando que este esquema é para o modelo original Polyvox, se seu Atari for um Dactar, Dynavision ou qualquer outro modelo, dá uma olhada no site do Victor Trucco que você encontrará o esquema correto para fazer a modificação!

Bom, fizemos a modificação e funcionou belezinha! É uma imagem totalmente limpa que nem se compara com a imagem “chuviscada” da saída RF original! Recomendo a modificação com certeza, mas tome cuidado, na dúvida, peça ajuda à alguém que entenda do assunto. Não coloque seu videogame em risco! :)