Feliz 2020! Quem acompanha o blog já sabe: o primeiro post do ano é a presença no, já tradicional, MeMe do Marvox, que chega à sua 9ª edição: “O Que Você Jogou em 2019?” e esta, é a minha 6ª participação. E o como o próprio título já diz, a ideia é fazermos uma releitura do nosso ano “gamístico” dizendo o que de melhor ou pior a gente jogou no ano que passou. Portanto, selecionei, em ordem cronológica, 10 jogos que mais me marcaram no ano. Acompanhe!

Super Metroid

Super Nintendo (Classic Edition)

Apesar de já estarmos quase na metade de Janeiro e ainda não tive a oportunidade de jogar nenhum clássico (mas já tenho um em mente), gosto de jogar um game retrô logo no início do ano para já começar pagando os pecados gamísticos que todos nós temos. E em 2019, eu tirei este peso-pesado da minha “lista da vergonha”.

Super Metroid é um clássico absoluto que acredito que nunca envelhecerá, pois continua ótimo e divertido até mesmo para os padrões atuais! Para muitos ele é melhor jogo de SNES. Eu não diria o melhor, mas com certeza estaria num TOP 5 ou até mesmo TOP 3! Jogo imperdível!

Resident Evil 2

PlayStation 4

Eis que o tão esperado jogo saiu! E nesta altura, já temos até o anúncio oficial do terceiro para Abril deste ano!

Pois bem, a Capcom conseguiu novamente, ela fez outro remake de RE de tirar o chapéu (neste, se você conseguir ganha um troféu) de tão bom!

Ela acertou em praticamente tudo: clima tenso do início ao fim, momentos de nostalgia, jogabilidade excelente, ótima trilha e efeitos sonoros, história envolvente… Enfim, um jogo excelente! Só teve um pequeno deslize que foi a falta de interação entre a Claire com Leon, que no jogo original esteve mais frequente e redondinha. Mas nada que tire o brilho deste jogo RECOMENDADÍSSIMO!

Top Gear

Super Nintendo

Que este é um clássico que dispensa comentários, todos sabem! Apesar de eu de ter jogado apenas algumas horas (mas chegando ao final do jogo), ele entrou na lista por ter sido um momento legal, pois foi dividido com um amigo que tinha ótimas recordações com esse jogo (e o Enduro do Atari) na infância e que fazia muito tempo que não jogava. Então, após um convite, passamos uma tarde à la videogames com cerveja, com algumas brejas e muita nostalgia e diversão!

Wolfenstein: The New Order

Xbox One

E se Hitler tivesse ganhado a segunda guerra mundial? O que seria do mundo? Pois bem, contextualizado nesta história alternativa da humanidade, Wolfenstein te entrega um jogo de tiro em primeira pessoa bem balanceado e gostoso de jogar. Com um enredo envolvente e personagens interessantes, você estará na pele de B. J. Blazkowickz, um soldado norte-americano sobrevivente de um coma, causado por um ferimento na cabeça durante a guerra, de catorze anos. Depois de recuperado, você se une à um grupo de rebeldes para combater o exército alemão!

Apesar da história ser intrigante, é o gameplay que faz tudo valer a pena, mesmo não sendo tão frenético como DOOM. O jogo cadencia o combate de uma forma, onde às vezes você ataca com tudo (inclusive, empunhalando uma arma em cada mão) e às vezes, você tem agir com cautela para não chamar a atenção e conseguir eliminar todos os inimigos silenciosamente.

Esse ano pretendo, sem falta, jogar a continuação: Wolfenstein II: The New Colossus. Inclusive, ambos estão disponíveis no Xbox Game Pass! :)

Days Gone

PlayStation 4

Jogos pós-apocalípticos com zumbis são meio que meu calcanhar de Aquiles, pois sempre me despertam o interesse em jogá-los. Não sei se é por causa da exploração em mundo deserto e desvastado ou se.. não, é só por isso mesmo. Lógico, que tem que ter um bom gameplay e, se possível, uma ótima narrativa também. E Days Gone, apesar dos seus defeitos, consegue entregar um ótimo universo, acompanhado de uma história interessante e uma jogabilidade divertida. Foi um dos jogos que mais me diverti no ano… até platinar, aí não joguei mais! rs

Sega Heroes

Android

É pay-to-win? Sim! Fica te ofertando pacotes caros de itens o tempo todo? Sim! Mas tirando essas partes extremamente chatas e tendo paciência na sua evolução, é um jogo divertido! Eu o encaro como um jogo casual para passar o tempo, sem pressa nenhuma na evolução dos personagens, pois é totalmente feito para você gastar dinheiro nele. Mas eu recuso a fazer isso… talvez se fosse menos abusivo nos valores! Ah, até temos uma guilda meio morta por lá… procure por “vgscomcerveja”. :)

Need for Speed: Most Wanted

PS Vita

Tava demorando, né? Quem acompanha os memes sabe: todo ano tem pelo menos um Need for Speed na minha lista! E no ano passado tivemos a chegada do NFS: Heat, que tirando eu, não via muita gente empolgada com seu lançamento. E para me aquecer, resolvi jogar a versão de PS Vita do NFS: Most Wanted que, inclusive, casou muito bem no portátil.

Consegui platiná-lo, mas devo dizer que é uma tarefa meio chatinha devido à presença de troféus de multiplayer online e, pior ainda, não basta apenas jogar na rede com jogadores desconhecidos, alguns troféus exigem que você seja o host das corridas jogando com seus amigos. E a dificuldade para encontrar esse “amigo”? Tive que recorrer aos boosts de sites como o MyPSt e o PSN Profiles, mas que mesmo assim era difícil de conciliar os horários de jogatina… enfim, deu trabalho!

Horizon Chase - World Tour

Android

Lá em 2016, eu joguei bastante este game, mas devido a uma troca de celular acabei perdendo meu save e, com isso, não cheguei até o final. Pois bem, neste ano que passou eu completei o game, inclusive pegando todas as conquistas do sistema Android. ^^’

Para quem não conhece, esse é um jogo de corrida arcade brasileiro que tem a mesma pegada dos jogos clássicos como Out Run e Top Gear, inclusive, vale destacar, a trilha sonora é composta por Barry Leitch, o mesmo que fez a trilha de Top Gear na época.

Jogo imperdível! Acredito que seja um dos melhores (senão o melhor) jogos de corrida para celular!

Hollow Knight

PlayStation 4

Quando iniciei este game lá no final de 2017, jogando pelo PC, fiquei impressionado com “tamanha” qualidade em um jogo indie! Gráficos excepcionais, trilha sonora fantástica, ótimo gameplay, enfim… Não faltam elogios ao jogo! Porém, por algum motivo, acabei abandonando na época.

Retomei, aliás, recomecei para valer neste ano que passou, só que desta vez no PS4 e apenas digo uma coisa: JOGUEM!

Com certeza, um dos melhores metroidvanias que joguei nos últimos tempos. Dificuldade um pouco elevada, porém, acredito, que na dose certa (pelo menos para concluir a campanha principal). Você irá passar raiva algumas vezes, mas acredite, é um jogo lindo e prazeroso de jogar! Quando você menos espera, está totalmente viciado e imersivo à ele! JOGÃO!

Need for Speed: Heat

PlayStation 4

Posso dizer que assumi ser fanboy da franquia ao pegar esse jogo no lançamento! Pois, apesar de gostar muito da série, sempre esperava um pouco para por as mãos no jogo. Mas enfim, resolvi apostar e investir quase R$ 230 no jogo, só para matar minhas lombrigas!

Mas será que valeu a pena? Para mim, sim! Mas pode ser que o jogo desaponte muita gente, porque ele começa intenso com uma história clichê até legal, visual impressionante e uma ótima jogabilidade! Sério, está muito divertido pilotar carros neste jogo! Ainda mais se você se deixar envolver com clima combinado com a trilha sonora, que tem muita música latina (que talvez desagrade alguns).

Basicamente, o jogo é dividido em dois modos: Dia e Noite! Durante o Dia você participa de corridas de rua totalmente legais, com ruas fechadas e tudo mais. Nestas provas você ganha dinheiro. Já durante a Noite, o bicho pega, pois seu objetivo é ganhar reputação entre os corredores, então todas as corridas são ilegais, portanto, prepare-se para enfrentar a polícia de vez em quando. E, olha, vou te dizer, elas estão mais apelonas do que nunca, é realmente muito difícil de fugir delas no começo. Mas conforme você vai progredindo e melhorando seu carro, as coisas vão ficando um pouco mais fácil, mas só um pouco. rs

O jogo está excelente, fazia tempo que não tínhamos um Need for Speed deste nível de qualidade! Mas como eu disse, o jogo pode desapontar um pouco. E digo isso devido a história, que começa até bem, mas acaba acontecendo tudo muito rápido e o enredo se torna raso. E depois que você completa as corridas principais (que não são muitas), o jogo acaba se tornando meio sem graça e repetitivo. O multiplayer até dá uma sobrevida ao jogo, mas na minha opinião não compensa pegar o jogo no lançamento. Talvez, eu faça uma análise melhor dele por aqui. :)

Menções honrosas

  • Metroid (NES) - Depois de terminar o Super Metroid, fiquei com o gostinho de quero mais e resolvi ver como é a experiência com o primeiro Metroid. E a princípio a impressão foi: muito difícil! Não consegui progredir muito no jogo e acabei abandonando. Quem sabe não tente novamente em breve!
  • Gears 5 (Xbox One) - Sempre que posso, eu afirmo: Xbox Game Pass é sensacional! E uma prova disso é, por exemplo, esse: Gears 5 foi disponibilizado aos assinantes no dia do lançamento (ou até um pouco antes, se não me falha a memória). Entretanto, comecei a jogar e não me prendeu! Não sei se é pelo meu toque de não ter jogado os jogos anteriores ou se é porque joguei muito pouco mesmo! Darei outra chance à ele esse ano!
  • Colin Thiele’s: Storm Boy - The Game (PS4) - Sabe aqueles joguinhos que mais parecem um livro ilustrado infantil, cujo o objetivo é lhe passar uma mensagem através de uma história curta e com muito pouco gameplay? Esse é Storm Boy, um jogo que, olha só, é baseado num livro infantil (inclusive, saiu um filme ano passado), onde conta a história de um garoto e seu pelicano de estimação. Jogo legalzinho e de platina rápida! :)
  • The Gardens Between (Xbox One) - Outro que se enquadra na mesma categoria acima, só que desta vez, a narrativa em cima das lembranças de dois amigos antes de um deles ter que se mudar da vizinhaça. O jogo conta alguns puzzles, mas todos bem simples!
  • Old Man’s Journey (Xbox One) - E para fechar, mais um jogo parecido com os de cima, porém com uma mecânica um pouco mais elaborada. Mas é um jogo que conta a história de um senhor de idade que parte numa jornada após receber uma carta! Muito bacana o jogo (e possui uma ótima trilha sonora)!

Inclusive, os dois últimos estão disponíveis no Xbox Game Pass e são rápidos de conseguir 1000G.


Lembrando que este post faz parte de uma brincadeira entre amigos e convido você a conferir os posts dos demais participantes:

Também te convido à comentar sobre seu ano gamístico, espero que tenha aproveitado bastante! :)