Feriado, 7 de Setembro de 2013, sábado.. Para muita gente o fato do feriado ser no sábado não fez diferença alguma, mas para mim fez! Então aproveitei para ligar meu bom e velho Master System e jogar um clássico: Castle of Illusion estrelando Mickey Mouse! Pelo incrível que pareça, acredito que nunca tinha terminado, pois lembro de ter jogado quando criança, mas não lembro de ter chegado no final.

Lançado originalmente em 1990 para Mega Drive, porém em 1991 a Sega, produtora do jogo, resolveu lança-lo para seu console 8-bit, o Master System, e também para seu portátil, o Game Gear. O mais legal disso tudo, é um jogo completamente diferente da versão 16-bit, e segundo as “más línguas”, a versão de Master é melhor do que a de Mega, mas como eu nunca joguei a do Mega Drive, não posso afirmar isso! :)


  
    Olha o meu Castle of Illusion aí! :)
Olha o meu Castle of Illusion aí! :)

Bom, vamos focar na versão do Master! A história do jogo é um clichê: a namorada do Mickey, a Minnie, foi raptada pela bruxa malvada Mirzabel que tem inveja da sua beleza e pretende roubá-la (a beleza) para si. Sua missão é entrar no castelo da bruxa, derrotá-la e resgatar sua namorada. Porém, para isto, você terá que encontrar as sete gemas do arco-íris que estão protegidas pelos mestres da ilusão, os chefões do jogo!

O jogo possui ao todo apenas 6 fases: A Floresta Encantada, A Terra dos Brinquedos, A Fábrica de Sobremesas, A Biblioteca, A Torre do Relógio e o Castelo. E você não precisa necessariamente jogar nesta ordem, pois logo no começo estão liberadas as três primeiras fases (que são portas do castelo) para sua escolha, depois que você termina as três, independente da ordem, são liberadas mais duas e por fim é liberado o castelo.


  
    Eis as portas do castelo que te a liberdade de escolher qual fase irá jogar primeiro!
Eis as portas do castelo que te a liberdade de escolher qual fase irá jogar primeiro!

O design do jogo é muito bem feito, é um dos jogos mais bonitos do Master. A jogabilidade é muito bem fluida a nível de Super Mario Bros., Sonic, Mega Man e outros jogos do gênero da época!

As habilidades de Mickey são os saltos, e para enfrentar os inimigos, você pode dar o ataque saltitante, vulgo “bundada”, onde ele pula na cabeça dos inimigos com a bunda.. Ou então você pode arremessar objetos neles para derrotá-los!

As músicas e os efeitos sonoros são bem legais, mas não chegam a serem marcantes com o do Sonic por exemplo, mas são muito bem produzidos e adequados ao clima do jogo.


  
    Mickey na fábrica de sobremesas!
Mickey na fábrica de sobremesas!

Castle of Illusion é jogo relativamente fácil de terminar. Os obstáculos são tranquilos e os chefes também, mas mesmo assim, o jogo possui um modo chamado Practice onde você pode “pegar” todas as manhas do jogo! Além disso, o jogo conta com vários continues que permitem você continuar exatamente da onde parou!

Recentemente, Castle of Illusion teve um remake lançado para PlayStation 3, PS Vita, Xbox 360, Android e PC.

Castle of Illusion

Master System


Desenvolvido por: Sega
Publicado por: Sega
Data de Lançamento: 1991
Gênero: Aventura / Plataforma

4.5

Finalizado em: 07 de Setembro de 2013