Quando você pensa em um jogo rítmico, qual é o primeiro que vem na sua mente? Guitar Hero? Rockband? Ou talvez, DJ Hero? Que tal um jogo que passa muito longe desses, mas quem tem a mesma pegada? Music Racer é um jogo musical, onde seu objetivo é coletar o máximo de batidas possíveis na pista com seu carro!

O visual do jogo é todo no estilo retrowave com néons e as músicas synthwave, o que é bem legal! Mas, sendo bem direto: ou eu não tenho noção nenhuma de música ou os beats (ou batidas) são gerados totalmente aleatórios, pois para mim, eles parecem não seguirem o rítmo da música! Além disso, apesar da jogabilidade ser simples, pois basta trocar de faixa da pista para coletar as batidas, é quase impossível coletar todos! Pois, tem pistas que tem subidas e descidas que com isso, simplemente não tem como saber em qual faixa está o próximo beat!


  
    Visual estilo 'neon futurista'
Visual estilo 'neon futurista'

O jogo possui 4 modos de jogo: O Standard onde, além de coletar as batidas, você tem que ficar atento para não bater nos postes (geralmente vermelhos ou azuis), pois se bater, você perde o rítmo da música e por consequência a somatória de beats coletados sem trombar. Ou seja, você pode perder um beat que não perde essa somatória (de beats, a sua pontuação final é outra coisa), isso só acontece se colidir nesses postes.

No modo Zen não tem os postes nenhum. Já no Hard,a diferença para o standard é que se trombar em algum poste: game over, a música termina!

E por fim, tem o modo Cinematic, que nem jogar você joga, só curte a música como se fosse um clipe, inclusive mostrando o carro de vários ângulos diferentes. Não sei qual é o sentido, mas é legal!

Ao todo o jogo possui 14 fases e 25 carros, porém apenas 2 ou 3 de cada estão liberados de início. O restante você tem que comprar com seus pontos. Ah, os carros, tirando a aparência (que ainda é possível customizar), não tem diferença nenhuma entre eles, pois todos aceleram sozinhos na mesma velocidade da música!


  
    Homenagem à BWM M3 GTR do Need for Speed: Most Wanted?
Homenagem à BWM M3 GTR do Need for Speed: Most Wanted?

Além disso, o grande atrativo que o jogo possuia nas versões para Steam e Android (que saíram em 2018), foi deixado de fora no PS4 (e possívelmente nas outras plataformas), que é a possibilidade de jogar com qualquer música da sua biblioteca particular, ele aceitava os principais tipos de arquivos de músicas, como o MP3 e o WAV! Eu até entendo o motivo de não ter essa opção nos consoles, mas isso afetou no critério diversão, pois o jogo não conta com muitas músicas disponíveis!

Platina fácil!

O lado bom é que é muito fácil de platinar o jogo, você consegue em menos de 4 horas! Tudo que você precisa fazer praticamente é comprar todos os carros e pistas (para cada pista e carro ‘comprado’ é um troféu diferente), além de receber pelo menos uma vez uma pontuação de 1 estrela, 2 estrelas e 3 estrelas (se ganhar 3 estrela de primeira, você não ganhará os troféus de 1 e 2 estrelas) em uma música.

O grande segredo é acumular 100.000 pontos (pois tem um carro que custa isso), fazer backup do seu save, comprar o máximo de carro e pista que puder, fechar o jogo, restaurar o save do backup e repitir o processo de compras até pegar todos os troféus! Ah, e dá acumular todos os pontos só jogando no modo zen onde, você nem precisa jogar se quiser, basta deixar a música rolando e apertar X no final para repetir.

Conclusão

Music Racer é um jogo rítmico que pode até ser divertido por um momento, mas devido a aleatoriedade das notas, não me empolgou quanto eu imaginaria! O visual é legal, as músicas são ótimas, mas pecou em diversão… Uma pena!

Music Racer

PlayStation 4


Desenvolvido por: AbstractArt
Publicado por: Sometimes You
Data de Lançamento: 29 de Janeiro de 2020
Gênero: Rítmico

2

Finalizado em: 30 de Janeiro de 2020
Obs.: O jogo também está disponível para Steam, Google Play, Nintendo Switch e Xbox One.

O jogo foi analisado através de uma chave obtida no site Keymailer (minha primeira obtida para o site :D).