Lançado originalmente em 2013 para PS Vita, PS3 e PC pela DrinkBox Studios, e mais tarde foi lançado uma versão incrementada, o Guacamelee! Super Turbo Championship Edition, para PS4, Xbox 360, Xbox ONE e WiiU, ou seja, você praticamente não tem desculpas para não jogá-lo! ^^

Você é Juan, morador da vila mexicana Pueblucho, cujo seu maior sonho é se tornar luchador de luta-livre (que são muito idolatrados), e também conquistar a moça mais bela da vila, a filha de El Presidente. Entretanto, Carlos Calaca, um homem que fez pacto com o diabo e o trapaceou (sim, ele trapaceou o diabo), resolveu sequestrar a moça (filha de El Presidente) para sacrificá-la, e assim, unir o mundo dos vivos com o dos mortos, e governar ambos.

Juan, por sua vez, decidiu que esta era sua chance de resgatar a moça e conquistar seu coração de uma vez por todas! Porém, não é muito bem sucedido e acaba morrendo. Sim, o herói do jogo morre! Mas calma, não contei o final do jogo! ^^

Ao chegar no mundo dos mortos, sabe quem resolve ajudar nosso herói morto? Sim, ele mesmo, o diabo! Pois, ao saber que Juan foi morto por Carlos Calaca enquanto tentava salvar a moça, resolveu transformá-lo em um verdadeiro luchador para derrotar Calaca, salvar a moça, e por consequência, ajudar o diabo a voltar ao governo do mundo dos mortos. Uma história bem criativa, humorada e clichê ao mesmo tempo, né? ^^

Tá, mas porquê o jogo é tão bom?

Bom, antes de mais nada, gostaria que você assistisse o trailer abaixo, ele com certeza, te irá convencer e o deixará com vontade de jogar:

Assistiu e mesmo assim ainda não te convenceu? Deixa eu tentar.. O jogo é divertido e bem humorado, tem uma jogabilidade viciante, ótima trilha sonora, belos gráficos, uma história clichê, mas cativante.. O que você quer mais? Você TEM que jogá-lo! :D

Um pouco sobre a jogabilidade

Brincadeiras à parte! Talvez o grande atrativo do jogo seja a jogabilidade. O jogo é um “metroidvania” com várias áreas para serem exploradas, onde você pode revisitar quando quiser, pois tem vários segredos (power-ups e baús) para serem descobertos.

O sistema de combate é somente no mano a mano mesmo, porém, você consegue fazer combos incríveis, ainda mais com as habilidades especiais, que você adquire conforme avança no jogo.

Uma destas habilidades é o poder de alternar entre o mundo dos vivos com o dos mortos, aumentando ainda mais sua área de exploração. E tem momentos, que você irá lutar contra adversários que estão nos dois mundos, por exemplo, dois no mundo dos vivos e três no mundo dos mortos, aí você terá que alternar de mundo para poder atingí-los, entretanto, eles te atingem independente do mundo que tiverem.

A questão de exploração, não é nenhum pouco maçante, muito pelo contrário, a sensação de recompensa é enorme, seja pelo novos poderes adquiridos, como também com os troféus conquistados rapidamente! :)


  
    Você consegue sequências de combos incríveis!
Você consegue sequências de combos incríveis!

Por falar em troféus..

O jogo não é muito difícil de conquistar todos e ganhar a platina! Talvez, o troféu mais chato, seja o de zerar no modo Hard, mas aí vai uma dica: existe uma dica que permite ganhar este troféu, sem ter jogar o jogo inteiro novamente no Hard. Para isto, você vai no menu principal, faça a combinação (caso você já tenha atualizado o jogo): trás, frente, trás, frente, quadrado, triângulo, quadrado e quadrado.. E ao zerar o jogo, vá em novo jogo, selecione Hard e coloque em Não. Você irá iniciar o jogo no último checkpoint, aí basta derrotar o último chefão e o troféu será seu! :)

Ah, tem outros troféus que você tem que se atentar de pegar antes de zerar, senão você terá que jogar novamente! Uma dica que dou é quando chegar perto do final, busque os troféus que estão faltando! :)

Voltando ao jogo

Uma das coisas mais legais, são as referências à filmes, memes da internet e de outros jogos que você encontrará pelo caminho, seja elas em cartazes ou em outros objetos do cenário, que quando encontrá-los, lhe fará “perder” um tempinho tentando descobrir do qual referência se trata!

Para você ter uma ideia, tem referências ao Mega Man, Zelda, Metroid, Mario, Grumpy Cat (meme da internet), Alex Kidd, Donkey Kong e vários outros.. Muito legal!


  
    Por exemplo, nesta imagem tem referências à dois jogos! :)
Por exemplo, nesta imagem tem referências à dois jogos! :)

Conclusão

O jogo vale muito a pena! É perfeito para jogar no PS Vita, e ele é cross-over, ou seja, dá para jogá-lo no PS Vita e depois continuar no PS3, e vice-versa! Para você ter uma ideia do quanto adorei o jogo, esses dias estava em promoção a versão para PS4 na PS Store (este jogo não tem em mídia física), que acabei adquirindo só para ter motivo para jogá-lo em um futuro breve! Enfim, recomendo DEMAIS!

Guacamelee!

PS Vita


Desenvolvido por: DrinkBox Studios
Publicado por: SCEA
Data de Lançamento: 2013
Gênero: Ação / Aventura

5

Finalizado em: 20 de Setembro de 2015