Em uma aventura um pouco diferente do que estamos acostumados ver nossa musa, Lara Croft GO a colocou em uma nova proposta de jogo focado em um dos principais elementos da série Tomb Raider! Sim, estou falando dos puzzles.. amados por uns e odiados por outros!

Lançado originalmente para dispositivos mobile no final do ano passado (Ago/2015) e recentemente para PS Vita, PS4 e Steam, o jogo é completamente puzzle! Porém, é baseado em turnos e muito gostoso de jogar. Seu objetivo é simples, você deverá atravessar cada fase ultrapassando todos os desafios impostos pelo jogo, sejam eles inimigos ou próprios elementos dos cenários, em busca da revelação do mito da Rainha do Veneno.

Ao começar cada fase, você notará que existe uma trilha pré-determinada por onde você poderá andar, e cada passo dado, é considerado um turno. Entretanto, neste caminho existem alguns inimigos estrategicamente posicionados para dificultar sua vida. Eles vão desde cobras, jacarés, lagartos, aranhas até uma cobra gigante, a Rainha do Veneno.

Alguns se movem sozinhos (respeitando o turno, ou seja, você dá um passo e ele também andará um passo), outros são imóveis ou só se mexem para te seguir quando passar dois passos na frente deles, te impossibilitando de voltar um passo, porque será morte certa. Pois todos eles te matam se você chegar à um passo de distância na frente deles. Para derrotá-los, você deverá pegá-los de surpresa (ou seja, por trás ou pelas laterais), onde Lara sacará sua famosa pistola dupla e os matará!

Porém, em algumas fases, é possível fazer uso de recursos extras para derrotá-los: como através de uma lança que pode ser atirada de longa distância (desde que o inimigo esteja na mesma direção) ou então, você pode usar uma tocha, que não serve para matá-los, mas para espantá-los, pois quando você se aproxima com uma na mão, o inimigo dará um passo para trás, não te atacando e, se você encurrala-los, aí sim você os derrotam. Mas novamente, tudo deverá ser usado estrategicamente para poder avançar na fase, tem horas que não é uma boa matar um inimigo, pois ele até pode te ajudar de alguma forma, como por exemplo, te ficando na frente de flechas, te protegendo da morte naquele turno!


  
    Com a lança, você pode acertar os inimigos de longe, porém é um tiro único, use corretamente!
Com a lança, você pode acertar os inimigos de longe, porém é um tiro único, use corretamente!

Como dito, além dos inimigos, você também terá que interagir com vários elementos e obstáculos do cenário para conseguir abrir caminho e cumprir seu objetivo. Blocos, alavancas e botões que movem plataformas, pilares e outros elementos estarão posicionados em certos pontos para que você os movam corretamente para completar o desafio.

O nível de dificuldade dos quebra-cabeças vai aumentando gradualmente, mas não chega ao ponto de ser impossível, muito pelo contrário, são muito inteligentes e gostosos de se resolver, pelo menos, eu os achei muito viciantes!


  
    Algumas fases não possuem inimigos, mas você terá que quebrar a cabeça para avançá-las!
Algumas fases não possuem inimigos, mas você terá que quebrar a cabeça para avançá-las!

Inicialmente jogo contava com cinco blocos de fases: A Entrada, O Labirinto das Serpentes, O Labirinto das Pedras, O Labirinto dos Espíritos e A Fuga. E cada um deles com, mais ou menos, dez fases. Um tempo depois, saiu uma DLC gratuita trazendo um novo bloco: A Caverna do Fogo, totalizando 6 blocos. Entretanto, a versão de PS Vita, PS4 e Steam, ganhou mais um bloco inédito: O Espelho dos Espíritos, onde trouxe um desafio um pouco diferente, pois em algumas fases você tem que controlar duas Laras! Uma é uma espécie de reflexo da outra, ou seja, ao movimentar a Lara verdadeira, seu reflexo também se moverá, mas suas trilhas muitas vezes são diferentes, sendo assim, você tem que pensar nos movimentos para as duas, pois ambas precisam chegar ao objetivo (e também se uma morrer, a outra morre). Bem legal!


  
    Lara e sua cópia espelho = fases bem criativas!
Lara e sua cópia espelho = fases bem criativas!

Ah, para quem gosta de caçar relíquias, o jogo conta com um desafio extra que é de encontrar todas as pedras preciosas e fragmentos do jogo. Eles estão escondidos dentro de vasos e espalhados pelos cenários. Para pegá-los é fácil, assim que localizá-lo, basta um simples toque na tela onde ele está, não sendo necessário chegar até ele com a Lara. Até porque, na maioria das vezes, esses vasos estão bem longe do caminho percorrido por ela. Ao coletar todas relíquias de cada bloco, você ganha trajes especiais, sendo alguns uma bela homenagem à Lara clássica! :)

Por falar em Lara clássica, o jogo é pura nostalgia, começando pelo menu inicial que é idêntico aos primeiros Tomb Raiders. As trilhas e os efeitos sonoros, além de impressionantes, também são uma homenagem à parte.

Ou seja, o jogo agrada, tanto os fãs da antigas, quanto os mais novos! Além disso, o visual do jogo é muito bem feito: Minimalista e muito caprichado!


  
    Eis a Rainha do Veneno!
Eis a Rainha do Veneno!

E para finalizar, uma boa notícia aos caçadores de troféus: a versão de PlayStation tem platina e é muito fácil de obtê-la! ^^’

E aí conhece este jogo? Se ainda não, fica aqui minha recomendação O único defeito é que talvez seja muito curto, principalmente se você fizer como eu: jogar uma fase atrás da outra sem parar! :)

Feliz Natal!


Lara Croft GO foi desenvolvido pela Square Enix Montrèal em 2015 e foi lançado para o Android, iOS, Windows Phone/Windows 10 e para PS Vita/PS4 e Steam em 2016.

Lara Croft GO

Android / PS Vita


Desenvolvido por: Square Enix Montrèal
Publicado por: Square Enix
Data de Lançamento: 2015 / 2016
Gênero: Aventura / Puzzle

5

Finalizado em: 06 de Janeiro de 2016 (Android) / 07 de Dezembro de 2016 (PS Vita)