E aí como está sendo sua quarentena? Espero que bem! Que tal aproveitar esse tempo em casa para dar um “up” na sua coleção de troféus do PlayStation? Reuni alguns jogos mais rápidos de platinar no sistema, mas que ao contrário da lista de 9 jogos ridiculamente fáceis de platinar onde trazia somente jogos fáceis e “toscos” (porém nem sempre curtos), nesta o foco é exclusivamente no tempo para platina. Os jogos listados aqui nem sempre são ruins, eles só tem uma proposta diferente e dentro do que eles tem para oferecer, são até jogos bem feitinhos (será? haha). Eles são conhecidos entre os caçadores como “garapas”, pois todos eles você consegue platinar em minutos!

Burly Men At Sea

PS Vita / PlayStation 4

Talvez esse seja o mais longo da lista, pois sua platina pode ser obtida em mais ou menos 1h30 se seguir um guia, mas é quase desnecessário. O jogo é sobre um conto popular de um trio de pescadores que resolvem se aventurar além de suas rotinas diárias. Com um visual minimalista, o foco do jogo é totalmente na divertida narrativa que pode ser finalizada em minutos (entre 30-60 min), porém para pegar conquistar todos os troféus, você deverá fazer todos os finais alternativos, por isso que ele é o mais demorado da lista.

O jogo já foi disponibilizado gratuitamente aos assinantes da PS+ no passado, mas se você não tem na sua biblioteca, ele custa R$ 41,50 na PS Store (meio salgadinho) e também está disponível para PS Vita, porém a lista de troféus é a compartilhada, ou seja, não tem como pegar uma platina em cada plataforma, é uma só para ambas.

TROFÉUS


1

6

14

4

Black & White Bushido

PlayStation 4

Outro jogo com o visual minimalista, porém desta vez, um jogo de luta em arena com samurais! O jogo é propositalmente em preto e branco (tirando o sangue vermelho), pois as cores fazem parte da mecânica do jogo, onde seu lutador pode se esconder entre as sombras e atacar furtivamente seu oponente. A jogabilidade é bem rápida e divertida e como o cenário está em constante mudança, você tem que agir rápido para derrotar seus inimigos ou então para usufruir da sua camuflagem nas sombras.


  
    As partes em preto são todas sombras para se camuflar!
As partes em preto são todas sombras para se camuflar!

O jogo conta com 3 modos de combate: Todos contra todos por equipe, captura a bandeira e um jogador. Além disso, dá pra jogar em até 4 jogadores local, o que deve ser bem divertido!

Para platinar, você terá que basicamente realizar algumas façanhas nos três modos. Nada muito complicado e podem ser feitos em minutos, algo entre 30min - 1h. O mais complicado talvez é que você precisará de 2 controles para conseguir dois troféus em específicos, mas é possível burlar isso jogando com um controle só.

TROFÉUS


1

10

2

0
1000 G - Também disponível no Xbox One!

Storm Boy - The Game

PlayStation 4

Já ouviu falar do livro Storm Boy? Pois é, eu também não conhecia! O jogo é baseado neste livro infantil escrito pelo australiano Colin Thiele em 1964 e que recentemente (2019) também ganhou um longa metragem. Entretanto, no caso do game, não espere muito bem por um, pois ele está mais para um livro interativo (muito bem feito) do que para um jogo. Quando digo isso, acredite, é porque você não terá desafio nenhum, você só tem que praticamente avançar pela história, que é até legalzinha para um livro… INFANTIL!

Para platinar não tem segredo, você consegue completar a lista de troféus entre 15-30 min facilmente. Alguns troféus são perdíveis, mas caso você vacile e termine o jogo sem conquistá-los, basta olhar a descrição dos troféus que faltaram e voltar no capítulo específico para conquistar. Mamão com açuçar!

TROFÉUS


1

11

0

0
1000 G - Também disponível no Xbox One!

The Mooseman

PlayStation 4

Mais um jogo com pouco gameplay e uma ótima história para contar! Entretanto, o gameplay não é tão simples quanto de Storm Boy e o visual é bem mais trabalhado e caprichado, o jogo até parece uma obra de arte usando somente uma paleta de cores entre azul, preto, branco e cinza. Um dos ponto fortes do jogo!


  
    O visual é muito bem feito!
O visual é muito bem feito!

Outro ponto de destaque é sua narrativa que somado à uma mecânica simples de andar pacatamente (sem muitas ações) pelo cenário, te envolvem em uma mitologia russa do povo de Perm (cidade de lá), onde no papel de Mooseman (homem alce?), um ser mitológico, você tem a habilidade de ver além do mundo dos vivos, alternando entre eles. Essa alternância de mundos (vivos e mortos) faz parte da dinâmica de avanço no jogo, pois alguns obstáculos só são superados no mundo correto.

Além disso, o jogo também não apresenta muito desafio. Sua jornada durará em média de 1 hora e alguns troféus podem ser perdidos se não se atentar à eles, principalmente o relacionado à coleta de todos os artefatos. Se preferir, pode usar um guia.

TROFÉUS


1

5

3

2
1000 G - Também disponível no Xbox One!

Drowning

PS Vita / PlayStation 4

O mais chato de toda a lista, sim acredite! Os outros são até interessantes, mas esse é meio depressivo. Recomendo fortemente um guia para não perder muito tempo nele, pois você terá que fazer vários finais diferentes. Acho que até o criador sabe que é meio deprimente que, na versão de PS4, é possível pular os capítulos antes mesmo de terminar o jogo pela primeira vez.

Mas porque é tão chato? Bom, tudo que você tem fazer é caminhar por uma trilha e conforme vai andando, mensagens vão aparecendo contando uma história meio triste, que confesso: não li até o final, pois fiquei entediado e deprimido que já parti logo para um guia, pois além de ser meio chato, para platinar é preciso sair da trilha em alguns momentos para pegar alguns objetos específicos. Vai por mim, use um guia e pegue a platina em 15 minutos!

O jogo tem para PS Vita também e a lista de troféus não é compartilhada, ou seja, dá para pegar duas platinas (se tiver coragem de comprar esse jogo 2x).

TROFÉUS


1

9

3

4

Breeder Hometown: Director’s Cut

PS Vita / PlayStation 4

Esse não é tão chato quanto Drowning, mas tenho que confessar, está muito longe de ser um jogo bom também! Com um visual, que lembra um pouco o clássico EarthBound de SNES (olhando de bem longe), o jogo conta a história de um senhor de idade, David, que fugiu do asilo e retornou para sua antiga casa. Ao andar pelos cômodos, você se recordará de momentos da infância, transportando jogador para aquela época. Tudo que precisa fazer é completar algumas tarefas, ao estilo pegue um objeto, vá para determinado local para usá-lo e pegar outro objeto e assim por diante, porém tudo muito simples e sem adversários (inimigos) para te dificultar ou algo do tipo.

O jogo é bem simples de completar e provavelmente você pegará a maioria dos troféus sem consultar nada. Mas caso deseje consultar um guia, é possível terminar o jogo em apenas 20 minutos! Além disso, o jogo tem platina para cada plataforma: PS4 e PS Vita!

TROFÉUS


1

11

0

0

Planet RIX-13

PS Vita / PlayStation 4

Por fim, um adventure 2D com visual retrô que basicamente conta a história de um viajante do espaço que caiu em um planeta desconhecido e que agora você precisará explorá-lo e solucionar alguns puzzles para conseguir escapar dele.

O jogo é cheio de troféus perdíveis, então caso queira avançar sem um guia, recomendo explorar bastante. Além disso, alguns troféus são relacionados aos tipos de morte que seu personagem pode sofrer nesta jornada e algumas dessas mortes, são em momentos específicos do jogo. Mas tirando isso, não vejo muitos desafios e entre 30 min e 1 hora, você platina o game! Ele também conta com uma platina em cada plataforma.

TROFÉUS


1

8

8

1
1000 G - Também disponível no Xbox One!

E é isso, prometo que no próximo post vou tentar falar de jogo bom! haha..

Se cuidem!