A DrinkBox Studios está, até agora, sendo para mim sinônimo de excelência! Depois de jogar e ser surpreendido com o excelente Guacamelee!, a desenvolvedora me fez olhar com outros olhos os jogos dela e, o último deles lançado (por enquanto) foi o original Severed.

No controle de Sasha, você acorda em espécie de realidade alternativa (semelhante ao mundo dos mortos de Guacamelee!), com sua casa totalmente destruída, sua família desaparecida e, ainda por cima, sem seu braço direito.. literalmente! (o.O)

Ao recordar o que aconteceu, você só tem um objetivo: descobrir o paradeiro de sua família e recuperar os corpos para que eles possam descansar em paz. Entretanto, esta tarefa não será fácil!

Sua família é composta pelo seus pais e um irmão, então basicamente você só terá três “missões”, mas não é bem assim que a coisa funciona. Com um visual colorido e cartunesco caracteristico da produtora, o jogo é um dungeon crawler em primeira pessoa com boa pegada Metroidvania, onde o mapa será seu maior aliado!

Dungeon crawler são jogos, geralmente RPG, que possuem cavernas ou labirintos repletos de monstros, armadilhas e tesouros. Normalmente compostos por salas e corredores que se conectam, podendo haver passagens secretas.” (Wikipédia)

E Severed é exatamente isso! Sob visão em primeira pessoa, você terá que explorar florestas, ruínas, templos e calabouços que são verdadeiros labirintos recheados de monstros e quebra-cabeças! Seu movimento é limitado a girar em torno de si para uma das quatro direções possíveis e seguir por uma passagem. Um passo e já estará na próxima sala, não tem segredo. Mas novamente: o mapa será seu maior aliado, pois é muito fácil se perder pelo caminho, até porque será necessário revisitar alguns locais várias vezes! (aí a pegada Metroidvania ;D)


  
    Seu maior aliado: o mapa!
Seu maior aliado: o mapa!

Mas é só isso? Lógico que não! É nos combates contra os monstros que o jogo sobressai. Com uma mecânica um tanto quanto inusitada, o combate é feito através do touch, onde você tem simular cortes como se seu dedo fosse uma espada. (já jogou Fruit Ninja? É quase a mesma coisa! :D)

Mas não pense que é só sair cortando os adversários que nem um louco, porque não vai dar certo! Cada oponente tem características próprias e jeito certo de derrotá-los, exigindo uma certa precisão. Além disso, haverá momentos que aparecerão mais de um inimigo e cada um ficará em um canto da sala, você terá que adotar uma estratégia de acordo com os tipos dos monstros e alternar seu ataque/defesa entre eles no momento certo!

Você pode atacá-los a hora que quiser, mas eles possuem uma espécie de turno para te atacar e, neste momento (do ataque deles), você terá que estar atento para se defender (contra-atacando), evitando assim que você tome dano! É bem interessante e divertido esse sistema, funciona bem! :)


  
    O visual dá uma amenizada no lado sombrio do jogo!
O visual dá uma amenizada no lado sombrio do jogo!

Ah, ao derrotar um oponente, você terá a oportunidade de dar uma espécie de golpe final, cortando-o numa sequência pré-determinada (cada tipo de monstro tem a sua) para ganhar os órgãos deles: olhos, tentáculos, vísceras, braços, enfim.. pode parecer grotesco e estranho, mas estas “partes” serão usadas para melhorar suas habilidades e poderes.

O jogo conta com uma árvore de evolução de habilidades (como num RPG) do seu personagem, onde cada melhoria requer uma quantidade e variedade de partes exatas! Além disso, conforme você progride no jogo, você ganha novos poderes que podem ser usados contra inimigos como também para abrir novas passagens!

Combinando com isso tudo, temos um visual muito bem feito e uma trilha sonora caprichada que ambientaliza muito bem todo o cenário! :)

Severed é um jogo independente que possui bastante estilo! Apesar de ser relativamente curto, lhe proporciona ótimos momentos de diversão, principalmente para aqueles que são fãs de exploração e do estilo Metroidvania. Além disso, os combates lhe farão queimar as pontas dos dedos de tanto esfregar na tela (é sério)! Ah, e aos caçadores de troféus: o jogo não é muito díficil de platinar! ;P

O jogo está disponível digitalmente para PS Vita, 3DS, Wii U e iOS.

Severed

PS Vita


Desenvolvido por: DrinkBox
Publicado por: Sony Interactive Entertainment
Data de Lançamento: 06 de Dezembro de 2016
Gênero: Aventura

4.5

Finalizado em: 13 de Março de 2017