Nos últimos dias, além de reformular todo o blog, eu estava numa fase “The Walking Dead” em minha vida, retomei onde tinha parado no seriado (4a temporada), comecei a ler o primeiro livro (A Ascensão do Governador) e resolvi jogar a série da Telltale nos videogames..

Confesso que este estilo de jogo de história interativa (ou drama interativo) não me agradava nem um pouco, mas descobri que era puro preconceito, pois eles são excelentes, principalmente quando a história é de uma franquia que você gosta!

O primeiro jogo da desenvolvedora Telltale - especialista neste estilo de jogo - que experimentei até o final foi o Jurassic Park - The Game, que por sinal, também é muito bom! #ficadica


  
    The Walking Dead!
The Walking Dead!

Bom, vamos focar no The Walking Dead.. Atualmente, a série (dos jogos) conta com duas temporadas principais (a terceira foi anunciada recentemente na E3) e, com uma temporada especial da personagem Michonne, famosa no universo de TWD. Mas vamos focar apenas nas duas temporadas principais, pois são as que eu joguei até o final! :)

Para quem não conhece TWD, saiba que trata-se de uma ficção com um mundo apocalíptico, onde as pessoas estão se transformando em zumbis quando morrem ou quando são mordidos por outros zumbis. E todo esse universo começou nos quadrinhos criado e escrito por Robert Kirkman. Sua história é focada num grupo de sobreviventes liderado por Rick Grimes.

O legal dos jogos é que, ao contrário da série de TV que seguiu fielmente as HQs, ele é uma expansão da trama, pois conta a história de novos personagens, criados especialmente para os games. Mas mesmo assim, o jogo possui pequenas conexões com a trama principal.

O primeiro jogo, The Walking Dead - The Game, foi lançado em 2012 e é dividido em cinco episódios. Como dito, a história foi criada exclusivamente para o jogo, ou seja, não existe nos quadrinhos. O protagonista é Lee Everett, um professor que no início dos ataques zumbis, estava sendo preso por ter cometido assassinato. Mas ele consegue se salvar e a primeira pessoa como quem ele se encontra é a jovem Clementine, que estava sozinha sem seus pais em casa, pois eles tinham viajado e deixado com sua babá, que simplesmente desapareceu. Sendo assim, ele decide que irá protegê-la à qualquer custo, pois ninguém sabe ao certo o que estava acontecendo, a não ser pelo estranho fato de que pessoas estão querendo comer seu cérebro! :)

Já o segundo jogo, The Walking Dead - Season Two, foi lançado em 2013 e também é dividido em cinco episódios. Entretanto, agora a protagonista da história é somente a jovem Clementine. Ambos os jogos contém uma história muito intrigante e são sequências diretas um do outro, tanto que cometi um erro ao jogar a primeira temporada no PS Vita e a segunda no PS4… Calma, eu já explico! :)


  
    Evolução da jovem Clementine!
Evolução da jovem Clementine!

Gameplay

Resumidamente, eles são jogos do tipo “point-and-click” um pouco mais elaborados, onde você tem resolver uma série de problemas e tomar muitas decisões! E estas, influenciam diretamente na história do jogo. Foi aí que cometi o erro de jogar cada temporada em uma plataforma diferente, pois ao começar a segunda temporada, ele procura seu save do jogo anterior para retomar a trama de acordo com suas escolhas passadas. Caso não encontre, ele assume uma história aleatória para seguir em frente. Isso me incomodou um pouco na hora, mas no final das contas, acabei não me importando mais com isso!

Mas não pense que é um jogo monótono, onde você só tem que “clicar” nos objetos e escolher as falas para cada conversa, não! Além da história ser muito intrigante, tem momentos que você terá que agir rápido (com sequências de comandos) para não morrer!

Uma das coisas legais do jogo é que ele te “obriga” a tomar várias decisões importantes, como por exemplo, escolher qual dos seus membros do grupo você irá salvar! Estas escolhas, à princípio, até te faz se sentir mal, mas que também te deixa curioso para saber como seria o rumo da história se tivesse escolhido a outra opção. Lembrando que nenhuma escolha é errada, qualquer uma delas irá te levar ao final do jogo, porém com uma história diferente à cada decisão tomada! O fator replay é alto!

Áudiovisual

Os gráficos são muito bons, eles são meio que parecidos com as HQs! Os sons e a trilha sonora também não deixam a desejar. Em ambos os jogos, não tem dublagem brasileira (pelo menos não na versão de PSVita e PS4), mas na segunda temporada já é possível colocar legendas em português!


  
    Luke e Clem!
Luke e Clem!

Troféus

Antes de finalizar, um aviso aos caçadores de troféus/conquistas, os dois jogos são muito fáceis de conquistar todos os troféus, basta terminar o jogo! Entretanto, só o primeiro jogo conta com a cobiçada platina! :P

Resumindo

Os dois jogos são muito bons, o primeiro foi muito aclamado pela crítica e foi até eleito o melhor jogo do ano de 2012! Já o segundo continuou o que já era bom e fez pequenas melhorias.. Ambos valem muito a pena, mesmo sendo um pouco curtos, mas talvez seja a dose ideal! :)

Os jogos saíram praticamente para todas plataformas (menos Nintendo): Android, iOS, Windows, OS X, PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360 e Xbox ONE.

The Walking Dead: Season One / Season Two

PS Vita / PS4


Desenvolvido por: Telltale Games
Publicado por: Telltale Games / Skybound
Data de Lançamento: 2012 / 2013
Gênero: Ação / Aventura / Drama Interativo

4

Finalizado em: 26 de Maio de 2016 / 12 de Junho de 2016