A Naughty Dog lançou no final do ano passado (2015) uma coletânea remasterizada dos três primeiros capítulos da série para ir aquecendo os fãs, ou para preparar os que não conhecem, para o quarto capítulo que está prestes a ser lançado. E eu, como fã da série, não podia deixar de conferir (de novo) a trilogia.

Uncharted: The Nathan Drake Collection é composto pela trilogia: Drake’s Fortune (2007), Among Thieves (2009) e Drake’s Deception (2011), que foram lançados com exclusividade para o PS3. Lembrando que, além deste três jogos, temos também o Golden Abyss (2011) lançado exclusivamente para o PS Vita (escrevi sobre ele). Porém, este ficou de fora do pacote remasterizado do qual estamos falando.

O protagonista da série é Nathan Drake, um caçador de tesouros, bem ao estilo de Indiana Jones, ou seja, um cara fascinado por história, relíquias, aventuras e, como nos filmes, que sempre acaba se envolvendo em encrencas! Não vou entrar muito em detalhe da história de cada episódio, mas jogar Uncharted é como se tivesse jogando um excelente filme de aventura da “Sessão da Tarde”, só que melhor, pois é você quem está no controle! :)

Quando digo isso, não quer dizer que os jogos só possuem cut-scenes (como se fosse um filme), não! Pelo contrário, os jogos possuem uma jogabilidade maravilhosa com muita exploração, escaladas, puzzles, combates corpo a corpo e tiroteios. Tudo, na minha opinião, na dosagem correta, inclusive as cut-scenes!

Se compararmos com o reboot de Tomb Raider (2013), a trilogia é relativamente mais simples, pois não tem áreas muito grandes para serem exploradas, e também não tem sistema de upgrade de armas e itens, alías, você não tem nenhum item utilizável a não ser armas e granadas.

Entretanto, existem vários tesouros que podem coletados pelos cenários, que torna um desafio à parte colecionar todos eles. Mas eles não tem benefício nenhum, são apenas colecionáveis, mas não me perguntem porque, eu gosto disso! ;)

Graficamente, os jogos são lindos! Mas, com certeza, não estão no nível máximo do PS4, a Naughty Dog fez um excelente trabalho na época do PS3, com gráficos a frente do seu tempo, mas como em toda remasterização, a qualidade não fica 100%, porque simplesmente, aquele jogo não foi desenvolvido originalmente para aquela plataforma, “apenas” pegaram a versão original, e deram um upgrade nos gráficos. Mas mesmo assim, são bons! Entretanto, a trilha sonora continua impecável! :)


  
    Um comparativo entre a versão de PS3 e PS4!
Um comparativo entre a versão de PS3 e PS4!

Talvez, o grande atrativo de jogar essa coletânea, é que os três jogos foram dublados e legendados em português brasileiro. Algo inédito, pois na trilogia para PS3, apenas o terceiro tinha esta opção. Os dois primeiros, o máximo que você conseguia, era jogar no português de Portugal, isso se tivesse uma cópia européia do jogo (acho que o primeiro não precisava ser europeu).

Entretanto, se você gosta de multiplayer, más notícias: eles foram removidos! Até faz sentido, eles não iriam abrir um novo servidor para manter os jogadores em um jogo já “obsoleto”, ainda mais, com o marketing que estão fazendo com o novo multiplayer do Uncharted 4.

Enfim, vale a pena?

Bom, eu acho que vale sim, mesmo se você já tenha jogado no PS3, pois foi muito bom relembrar antes de encarar o quatro! E também, tem a opção de áudio e legendas em português, que fazem muita diferença!

Para mim, foi ótimo rejogar todos eles, praticamente zerei os três seguidos, e ainda por cima pegando os troféus de platina! Ah, por falar nisso, os troféus são bem semelhantes aos do PS3, mas com algumas pequenas diferenças! Que venha Uncharted 4 agora! ^^

Uncharted: The Nathan Drake Collection

PlayStation 4


Desenvolvido por: Naughty Dog
Publicado por: Sony
Data de Lançamento: 2015
Gênero: Ação / Aventura

4.5

Finalizado em:
25 de Dezembro de 2015 (Drakes Fortune)
05 de Janeiro de 2016 (Among Thieves)
17 de Janeiro de 2016 (Drakes Deception)