Acredito que todo mundo já está sabendo que a Nintendo finalmente revelou o sucessor do WiiU: o Nintendo Switch (que até então era conhecido apenas pelo codinome Nintendo NX)! Bom, mas agora que já passou um pouco da hype inicial, gostaria de compartilhar minhas opiniões sobre o futuro console.

Primeiro, se você ainda não viu o trailer de lançamento, confere aí:

Bom, este é apenas o primeiro trailer e muita coisa ainda não foi divulgado/detalhado. Mas com base no que temos até agora, eis as características que me chamaram atenção:

Console híbrido

A primeira coisa que gostei foi que ele realmente será um console híbrido (conforme previsto pelos rumores)! Você poderá usar o console tanto para jogar na televisão quanto como um portátil, que diferentemente do WiiU que tinha um “joystick com tela”, com o Switch você poderá realmente jogar em qualquer lugar como um portátil, pois o próprio console é portátil. Na sua estante você só deixará o dock para recarregá-lo ou para ligar na TV.

Sistema de cartuchos

Outro rumor confirmado: o console utilizará cartuchos como mídia de jogos. O que é bem legal, pois com a tecnologia em memória flash que temos hoje, é possível ter praticamente a mesma (ou até mais) capacidade de armazenamento do que uma mídia ótica (como Blu-Ray) e ainda por cima, com uma velocidade de acesso bem maior. Outro ponto positivo para Nintendo!

Suporte de Third-parties

À algum tempo que a Nintendo vinha sendo deixada de lado no quesito apoio de desenvolvedoras terceiras (talvez seja um dos motivos do “fracasso” do WiiU). Mas agora parece que as coisas realmente mudaram, além da Bethesda que aparece no vídeo com o jogo Skyrim, foi divulgado uma lista bem recheada de desenvolvedoras que já estão apoiando o Switch:


  
    Capcom, Konami, Square Enix, Warner, Activision, EA, Sega, enfim, a lista está boa. Promete!
Capcom, Konami, Square Enix, Warner, Activision, EA, Sega, enfim, a lista está boa. Promete!

Controles multi-uso (e sua ergonomia)

Por fim, talvez a característica que mais chamou atenção: a versatilidade do controle! Você pode utilizá-lo como um controle normal (quando encaixado no Joy-Con Grip) até o momento que você desejar “desmontá-lo” e montá-lo no console para transformar num portátil. E mais ainda, você pode retirar os controles, apoiar o console em qualquer lugar para usá-lo como tela e usar as duas partes do controle como controles individuais, podendo jogar em duas pessoas apenas com “um controle”. Genial!

Entretanto, uma coisa me incomoda um pouco, para atender essa versatilidade, o controle não me pareceu nenhum pouco ergonômico, principalmente quando usado nesta última opção (onde você usa só “metade” dele) ou até mesmo quando plugado no Joy-Con Grip. Mas posso estar enganado quanto à isso!


  
    De qualquer forma, tem a opção de jogar com a versão Pro do controle, que esta sim me parece bem confortável! :)
De qualquer forma, tem a opção de jogar com a versão Pro do controle, que esta sim me parece bem confortável! :)

Bom é isso, em resumo gostei muito do que vi, promessa de um grande console da Nintendo! Mas ainda faltam muitos detalhes para ser revelados, tais como velocidade do processador (única coisa que se sabe é que a NVIDIA fornecerá a GPU), duração da bateria, tamanho da tela, preço e até mesmo se manterá o suporte à controles de movimentos como do Wii / WiiU. A previsão de lançamento é para Março de 2017!

Em tempo ainda, eu só acho que eles pecaram no nome, o console deveria se chamar Swiitch (com dois i’s), né não? ^^’