Dando continuidade à série (eterna) Pecados Gamísticos em ordem regressa, chegamos à 5a geração de videogames, a era do 32-bit (e 64-bit)!

Formada basicamente pelos consoles 3DO, Atari Jaguar, Sega Saturn, Nintendo 64 e PlayStation 1, esta foi a época que talvez eu mais tenha jogado videogame na vida! Porém, praticamente em somente um console: o PS1, tanto que os jogos dele que estão na lista, eu até cheguei a jogar, mas só não finalizei!

Bom, minha história nesta geração é formada 98% em cima do PS1 e os outros 2% no Nintendo 64, que jogava na locadora ou raramente na casa de um amigo vizinho. Ganhei meu PlayStation no final de 1999, época em que o console já estava bem amadurecido no mercado e o PS2 já tinha sido anunciado (se não estou enganado). Entretanto, conheci o console um pouquinho antes através de um amigo e, foi aí que me apaixonei por Gran Turismo, tanto que comprei esse jogo antes mesmo de ter o meu videogame. Comprei para jogar na casa dele, pois o que tínhamos jogado era somente uma demo daqueles discos de demonstração, o famoso CD Interactive. Lembro até hoje, paguei exatos R$ 12 numa cópia “legítima” de uma locadora perto de casa. :)

Depois que ganhei o meu PS1 e descobri como fazer minhas cópias “legítimas”, o céu foi o limite! Foi neste console que descobri jogos fantásticos como a série Tomb Raider, Metal Gear Solid, Resident Evil, Silent Hill, Tony Hawk’s Pro Skater, Medal of Honor, Gran Turismo, Crash Bandicoot e por aí vai.. são tantos jogos bons! E nisto, os outros consoles acabaram passando quase que despercebidos, com excessão de alguns do Nintendo 64, que até joguei um pouco, mas nunca cheguei a finalizar nenhum jogo na época e muitos deles continuo até hoje sem ao menos ter experimentado, tornando vários deles um grande pecado gamístico! :)

Pois bem, confira a lista:

Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie

Nintendo 64

A Rare era praticamente sinônimo de Nintendo desde à época do Super Nintendo, mas foi no Nintendo 64 que a empresa desencantou em lançar jogos e, o melhor, jogos bons!

E a série Banjo é uma delas, um ótimo jogo de plataforma, mas que eu nunca cheguei à jogar! :(

Donkey Kong 64

Nintendo 64

Outro jogo da Rare e, novamente de plataforma! Este eu sempre quis jogar só por ser simplesmente Donkey Kong. Gosto demais da trilogia do Super Nintendo (também da Rare), e tenho certeza se este não corresponde à altura deles, mas como foi bem recebido pelas críticas, então está na lista!

Série Crash Bandicoot

PlayStation

Outra série de plataforma, porém agora para PS1! Desenvolvido pela Naughty Dog, Crash quase se tornou o mascote do PlayStation, pois era muito carismático e divertido.

Eu até cheguei à jogar os três jogos, mas não lembro de ter finalizado nenhum deles. O bom é que recentemente, saiu para o PS4 a trilogia totalmente remasterizada: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, que no qual pretendo jogar! :)

Final Fantasy VII, VIII e IX

PlayStation

RPG nunca foi meu gênero favorito, são poucos os jogos que me chamam atenção. Entretanto, alguns eu quero jogar até o final e, estes três Final Fantasy’s do PS1 são alguns deles. Eu até cheguei a jogar os três, mas nunca cheguei ao final de nenhum.. batalhas aleatórias são um saco! :(

Série Parasite Eve

PlayStation

Esta série da Squaresoft me chamou muita atenção na época, pois era um RPG diferente, era um “RPG estilo Resident Evil”, pensava eu. E como adorava RE, tive que jogar. Fiquei fascinado pelo jogo, porém era muito díficil.. Lembro-me de ter enroscado no chefão final de Parasite Eve 2 e depois nunca mais ter jogado, uma pena! Quem sabe um dia?

The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Majora’s Mask

Nintendo 64

Como sempre a série The Legend of Zelda está presente na lista. E não tem muito o que dizer.. os dois jogos para Nintendo 64 são considerados por muitos os melhores da série. Alguns ainda, apontam como os melhores jogos de todos os tempos. Tenho minhas dúvidas, por isso tenho que conferir! :)

007 Goldeneye

Nintendo 64

Eu era do “Team PlayStation” na época e sempre sentia inveja dos “Nintendistas” quanto a esse jogo. Tínhamos Medal of Honor, mas não tínhamos o divertido multiplayer com a tela dividida em quatro partes.. que cheguei a brincar algumas vezes. Desde então, tenho a curiosidade de saber como é a campanha principal do jogo.

Já ouvi muita gente dizer que não vale a pena rejoga-lo pois envelheceu muito mau, mas como sou meio teimoso, preciso conferir para tirar essa conclusão. Digo isso, porque um tempinho atrás rejoguei Medal of Honor e consegui me divertir tanto quanto na época! ;P

Super Mario 64

Nintendo 64

Apesar de me interessar mais por jogos do gênero de aventura ao estilo de Tomb Raider, Mario 64 era outro jogo que eu sentia uma invejinha de quem tinha N64. Adoro Super Mario World do Super Nintendo e, é um pecado gamístico gigante não ter jogado para valer Super Mario 64, concorda? Até porque, essa aventura do Mario também é considerada por muitos o melhor da série!

Tomb Raider II

PlayStation

Muitos podem pensar, “nossa Tomb Raider 2 é o seu maior pecado gamístico da quinta geração?” Pois é, quem é realmente fã da série irá me entender, até porque muitos deles consideram este, o melhor da série clássica e eu ainda não terminei! :(

Até uns anos atrás, o primeiro jogo da série também era um pecado gamístico meu, mas já paguei! Agora só está faltando esse e o The Angel of Darkness de PS2.. mas esse não conta muito, né?

Tomb Raider II não foi inovador quanto o primeiro, mas trouxe uma série de pequenas evoluções como: novos movimentos à Lara, fases maiores, maior quantidade de inimigos.. Enfim, quem é fã, tem quase que obrigação de jogar até o final!

Recentemente, eu até tentei tirar esse pecado do meu currículo iniciando a jornada de TR2, mas aconteceu um fato que me deixou bastante irritado.. PERDI MEU SAVE DO MEMORY CARD! >:/ ..Isso me desanimou bastante, mas ainda não joguei a toalha! Em breve vou recomeçar a segunda aventura de Lara Croft no meu saudoso PS1! :)


E é isso! Estes foram alguns dos meus piores pecados gamísticos da 5a geração. Quais são os seus? Deixe um comentário! :)

A próxima geração da série será a 4a com jogos de Mega Drive e Super Nintendo.. E só para você ver a criticidaade dos meus pecados desta geração, dois spoilers: Sonic 2 e Chrono Trigger! oO

Até!