Este com certeza estará na briga entre os melhores jogo do ano, com certeza! Estamos falando do novo Tomb Raider lançado pela Square-Enix agora neste mês de Março para PS3, Xbox 360 e PC.

Com produção da Crystal Dynamics, o jogo apresenta o início da, digamos assim, “carreira” da musa Lara Croft, ou seja, uma Lara inexperiente e “frágil” que luta pela vida numa ilha tropical e misteriosa. A história começa com Lara e seu grupo numa expedição em busca de um lugar inexplorado para gravar um documentário, porém, o navio onde estavam, o Endurance, é atingido por uma forte tempestade e acaba naufragando. Os sobreviventes acabam indo parar nesta ilha ao redor do Mar do Diabo, e para piorar, a ilha possui uma espécie de maldição e os nativos não deixam ninguém sair da ilha. Lara e o restante da tripulação sobrevivente tem que lutar para sobreviver e conseguir escapar da ilha.

O jogo está fantástico, a narrativa te envolve de uma tal maneira que você não quer mais parar de jogar até ver o final. Porém, ao contrário de Uncharted que possui uma história de aventura com bastante senso de humor, TR possui um clima bastante tenso e triste do início ao fim, é uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Os gráficos estão ótimos, a jogabilidade está excelente, é um jogo que você passa horas jogando e nem percebe. O jogo conta com um sistema de evolução muito parecida com o Far Cry 3, onde você evolui suas habilidades (sobrevivência, caça e exploração) e suas armas (arco, pistola, rifle e escopeta) conforme avança no jogo.

A jogabilidade é bem parecida com a série Uncharted, porém um pouco melhorada, como o cover automático, não sendo necessário apertar um botão para se proteger dos inimigos em um tiroteio, ela automaticamente já se esconde! Ainda em comparação com Uncharted, senti falta do uso de granadas e da possibilidade de atirar em seus inimigos quando estiver pendurado na parede, mas nada que prejudique o jogo, é só uma observação! :)


  
    Os gráficos já estão muito bonitos no PS3, fico imaginando a versão para PC ^^
Os gráficos já estão muito bonitos no PS3, fico imaginando a versão para PC ^^

Para quem gosta de exploração, o jogo conta com bastante itens coletáveis, como tesouros GPS, relíquias, diários, além das tumbas opcionais. Ah, tem também os desafios (challenges) de cada parte da ilha, ou seja, para quem gosta (como eu) é um prato cheio! O lado bom, é que mesmo que você termine o jogo sem coletar todos, você pode voltar a ilha simplesmente para coletá-los e terminar o jogo em 100%.

Eu joguei no modo Normal e consegui terminar o jogo em 100% sem muita dificuldade, eu achei o jogo relativamente fácil, porém isso não afetou meu critério de diversão nele e recomendo facilmente, pois é realmente um jogão! Aposto que estará concorrendo entre os melhores do ano, junto com BioShock Infinite e The Last of Us, jogos que estou aguardando ansiosamente pelo lançamento! :)

Troféus / Conquistas

Os troféus do single player se resume a encontrar todos os coletáveis, tumbas, completar todos os desafios, evoluir todas suas habilidades e armas, e os de kills, que são os troféus de matar os inimigos de formas e armas diferentes, como por exemplo, matar 75 inimigos com o rifle. Porém, tem um troféu que tem que tomar cuidado para não deixar passar que é o Chatterbox, onde você tem que conversar com todos os sobreviventes do Endurance nos momentos certos.

Entretanto, tem uma coisa muito chata que dificulta bastante a platina do jogo, que são os troféus de multiplayer. São uns 15 no total, mas um deles é o de chegar ao nível 60! Muito chato! :(

Resumindo

TR é um jogão! Talvez o melhor da série, e é imperdível para quem é fã do gênero e da série. Quem ainda não jogou está perdendo tempo, a Crystal Dynamics fez um ótimo trabalho.

Atualização 04/05/2013

Finalmente consegui platinar o jogo! O pessoal pisou na bola ao colocar um troféu que exija que você chegue ao nível 60 no multiplayer, muita sacanagem! Mas a sacanagem seria muito maior se não fosse o update 1.03 onde retiraram o Samurai do troféu Shopaholic, que para ganhá-lo você teria que adquirir todos os personagens e equipamentos do jogo, e para adquirir o Samurai exigia o prestige 2, ou seja, você teria que chegar ao nível 60 duas ou três vezes (uma vez já cansativo). Mas ainda bem que consertaram isso e não é mais necessário adquirir o Samurai! :)

Tomb Raider

PlayStation 3


Desenvolvido por: Crystal Dynamics
Publicado por: Square-Enix
Data de Lançamento: 2013
Gênero: Ação / Aventura

5

Finalizado em: 23 de Março de 2013