Dias atrás vi um post de um amigo no grupo de Master System no Facebook cujo a ideia era listar cinco jogos que tinham marcado sua infância. Na verdade, trata-se de uma brincadeira que estava rolando entre os youtubers. Porém, gostei da ideia e resolvi listar meus jogos marcantes, mas como não estou na brincadeira, mudei de cinco para dez jogos, que irei listar em ordem cronológica! :)

Megamania

Atari 2600

Recentemente eu achei uma foto datada com a ano de 1987 - mesmo ano que nasci - da minha irmã jogando Atari na nossa antiga casa. Sendo assim, desde que me conheço por gente, o videogame esteve presente. E sim, minha irmã é uma das responsáveis por essa minha paixão pelos videogames que já dura quase 30 anos!

Bom, e o primeiro jogo que me vem à cabeça é o excelente Megamania da Activision, adoro esse jogo! Lembro de passar várias horas jogando, porém não conseguia chegar muito longe, acho que raramente passava da primeira rodada, onde volta aos primeiros “discos voadores” só que com cores, movimentos e velocidades diferentes.

Sonic The Hedgehog

Master System

Depois do Atari, nosso segundo videogame foi o Master, Master System III Compact para ser mais exato, e com ele vinha o Sonic The Hedgehog na memória, que na qual foi a nossa única opção por um tempo, pois não tínhamos outros jogos!

Para mim, esse jogo é um dos melhores jogos do console e gosto demais dele, mas depois conseguimos outros jogos, as vezes eu o odiava, pois toda hora que colocavámos uma fita (sim, sempre chamei de fita e não de cartucho) e não funcionava, lá vinha o Sonic com seu dedinho balançando negativamente! ^^

Double Dragon

Master System

Desde que ganhamos o Master, minha irmã queria a fita do Double Dragon, pois ela já conhecia através dos amigos dela. E quando meu pai viu um anúncio nos classificados do jornal, compramos! Que jogo divertido para jogar de dois, acho que foi o primeiro jogo que joguei com dois jogadores simultâneos.

Tenho ótimas lembranças de eu e meus irmãos (somos em três) jogando. Porém, este jogo era muito difícil, dava trabalho para chegar na quarta fase e, passávemos muita raiva, quando chegavamos no último chefão e acabava nossas vidas e dava Game Over, a gente desconhecia aquele truque que dava vidas extras na quarta fase! Mas mesmo assim, acho que conseguimos terminá-lo na época!

Super Mario World

Super Nintendo

Após o Master, nosso terceiro videogame foi o Super Nintendo e este foi o último que nossa irmã jogava com a gente (eu e meu irmão), pois depois, veio o PS1 e ela não curtiu, pois não conseguia jogar em ambientes 3D! ^^

Mas enfim, Super Mario World foi a nossa primeira fita e compramos de uma locadora que estava fechando e tinha anunciado no jornal que estava vendendo seu acervo. Lembro que a gente estava na casa da minha vó quando vimos o anúncio, mostramos para minha mãe e ela disse que passaríamos lá no caminho de volta para casa, não via a hora de ir embora! :D

Quando chegamos no lugar, minha lembrança é de um lugar meio escuro com pilhas e pilhas de jogos (para uma criança deveria ser), porém, só levamos o Mario mesmo. Mas ele foi o suficiente para nos manter ocupado por muito tempo! Chegamos a zerar ele na época, mas estou com uma vontade grande de jogá-lo novamente de início ao fim, quem sabe fazer as 96 saídas? :)

Donkey Kong Country 2

Super Nintendo

A maior lembrança que tenho deste jogo é da época que eu e meu primo éramos bastante amigos, praticamente todo final de semana dormíamos um na casa do outro, até fazíamos catequese na mesma sala! Ele tinha um Mega Drive e eu um Super Nintendo. E num destes finais de semana, alugamos o recém lançado Donkey Kong Country 2, jogamos por várias horas, mas chegou uma hora que fomos forçados a parar, pois tínhamos que estudar para uma prova de catequese que iria ter no Domingo de manhã. Porém, quando chegamos na aula, o catequista disse que iria adiar a prova para outra semana, ficamos muitos putos, pois não conseguimos finalizar o jogo antes de devolver! :D

Sonic The Hedgehog

Mega Drive

Este jogo me marcou mesmo não possuindo um Mega Drive em casa, pois como citei acima, meu primo tinha um Mega e a gente sempre jogava na casa dele. Eu gostava demais, pois ficava impressionado com a qualidade dos gráficos (e com a quantidade de argolas que o Sonic perdia quando tocava em um inimigo) em relação ao Sonic do Master System. Não tem como jogá-lo sem recordar desta época!

Tomb Raider III

PlayStation

Chegamos à era 32-bit! Mas eu ainda nem tinha meu PlayStation quando comecei a jogar Tomb Raider III com um amigo que até trazia seu console em casa às vezes. Passávamos horas jogando e quando ficavamos travados em alguma parte, partíamos para o Fifa 99 para dar uma relaxada, e depois voltavamos para o TR!

Na época, eu cheguei a terminar os três últimos jogos da série e em cada um deles eu tenho uma recordação marcante, mas o terceiro marcou mais pois, praticamente terminamos em co-op (se é que isso é possível).

Gran Turismo

PlayStation

Quando descobri que estava prestes a ganhar meu PS1 de dia das crianças em 1998, corri para locadora (antiga Gabri Games, saudades! ^^) para comprar o melhor jogo de corrida que tinha jogado: o Gran Turismo, cujo paguei suados R$ 12 (alternativo, é claro!).

Conhecia GT através de uma demo que vinha no CD Interactive que meu amigo tinha. Nesta época, eu jogava bastante International Rally Championship e Test Drive 4 no PC, mas depois de GT, não conseguia mais jogá-los. Jogo de corrida para mim era Gran Turismo e mais nada (como eu era tonto).

Este conceito só foi quebrado tempos depois com o Need for Speed: Underground no PC, onde voltei a jogar outro jogo de corrida que não seja GT. :)

Power Rangers: Lightspeed Rescue e Time Force

PlayStation

Em segundo lugar estão dois jogos, pois não tem como separá-los! Minha lembrança deles é de algumas tardes que passei junto com um outro amigo jogando em co-op. Começamos pelo Lightspeed Rescue e após zerar, já emendamos no Time Force. Este amigo é muito fã de Tokusatsus, e mesmo sabendo que Power Rangers é uma porcaria porque a Saban estragou os sentais japoneses, a gente jogava mesmo assim, era bem divertido! Tempo bom que não volta mais!

Metal Gear Solid

PlayStation

E para encerrar, não poderia ser outro, Metal Gear Solid! Lembro como se fosse hoje, era dia de Natal, minha família estava fazendo churrasco no quintal de casa, e onde eu estava? Sim, estava jogando, estava enfrentando o Cyborg Ninja (antes de chamar Gray Fox) pela primeira vez! :D

Ah, como este jogo é bom! Acho que ele deve ser o jogo que mais terminei na vida? Não sei, mas conheço de cabo a rabo, sei praticamente todas as manhas para derrotar os chefões e tudo mais!


Cara, quanta nostalgia em um post só! É muito bom relembrar estes momentos marcantes e ao mesmo tempo foi muito difícil selecionar apenas dez jogos. Mas valeu a pena, e como meu amigo disse no post dele, foi até emocionante! ^^