Praticamente um ano após ter comprado o PSP de um amigo, eu finalmente terminei um jogo nele! E esse jogo foi Silent Hill: Origins, o jogo que explica como tudo começou, pois ele se passa sete anos antes dos acontecimentos do primeiro Silent Hill.

“Travis Grady está sozinho em seu estilo de vida de caminhoneiro solitário. Ele está satisfeito em viver sua vida uma milha de cada vez, fazendo o menor número de ligações possíveis. Não é que ele não tenha uma história pessoal, mas ele prefere deixar o passado em seu espelho retrovisor.

Sua mais recente entrega o leva ao passado em uma sonolenta cidade do nordeste chamada Silent Hill. De repente, algo atravessa a estrada, e Travis é forçado a desviar-se do caminho. Descendo do seu caminhão para investigar, ele vê uma jovem garota, que corre rapidamente para longe. Preocupado que ela poderia se machucar, Travis a segue.

Ele chega a uma casa em chamas nos arredores. Uma menina grita de algum lugar do fogo, e Travis corre para dentro para ajudar. Ele luta pelas chamas, a fumaça preta queima em seus pulmões. Ele encontra a garota, mas eventualmente cede à pressão e desmaia…

..Ele acorda em Silent Hill.”

Assim começa a história do jogo, alías, é assim que começa a história da série toda, pois, como dito, esse jogo se passa sete anos antes dos acontecimentos do primeiro Silent Hill e explica muita coisa da série.

Lançado em 2007 pela Konami, porém desenvolvido em parceria com a Climax Studios, este foi o primeiro jogo da série a ser lançado para PSP e era para ser exclusivo, mas em 2008, ele recebeu uma versão para PS2 desenvolvida pela Monolith Productions.

Silent Hill: Origins segue bem o estilo da série com criaturas bizarras, enigmas (neste caso, não tão difíceis), clima sombrio com neblina e trilha sonora sinistra que te deixa tenso o jogo inteiro, principalmente quando você segue os conselhos iniciais do jogo que é de jogar com as luzes apagadas e com fones de ouvido. É uma experiência muito boa!

Os gráficos eu achei bons para o nível do portátil e a jogabilidade também está bacana, bem adaptada aos controles do PSP. O jogo é em terceira pessoa, mas tem hora que a movimentação da câmera atrapalha um pouco, pois mesmo tendo um botão (L) para resetar a posição, às vezes, isso não é possível e também tem hora que ela muda e os controles ficam invertidos. Calma, eu explico! Tem horas que você está andando com câmera posicionada nas costas do personagem, aí você entra em um beco e automaticamente a câmera muda para uma visão frontal e quando isso acontece você tem que apertar para baixo para andar, ao invés de para cima como você estava fazendo antes, mas nada que estrague a jogabilidade do jogo.

Você começa o jogo sem nenhuma arma de fogo, então você é obrigado a enfrentar algumas criaturas no mano a mano mesmo (o tal melee), entretanto, você pode usar alguns objetos como arma. Porém, eles tem vida útil, ou seja, ele se destrói depois um tempo de uso. Eles podem ser uma faca, cano, pedaço de pau e até uns mais inusitados como, uma máquina de escrever, abajur, TV portátil, entre outros que geralmente são destruídos no primeiro ataque, mas que são bem eficazes. Só não sei aonde ele carrega tudo isso, pois não tem limite para carregar estes objetos! :P

Os chefões são muito mais medonhos que as criaturas encontradas pelo caminho, porém, não são difíceis de derrotar, basta estar preparado. Aliás, o sistema de dano não se recupera sozinho, então é sempre bom estar com medicamentos para enfrentá-los.


  
    Isso aí é somente uma criatura 'comum' do jogo, imagine o chefão! ^^
Isso aí é somente uma criatura 'comum' do jogo, imagine o chefão! ^^

O jogo possui um sistema de saves das antigas, pois você só pode salvar em pontos específicos do jogo, ou seja, toda vez que você ver um triângulo vermelho na parede, lá é seu ponto de save, corra já para lá! :D

Ah, uma das coisas legais é o mapa, sem ele eu ficaria perdido, através dele, você pode se orientar melhor, pois os lugares que você já passou são marcados automaticamente.


  
    Outra criatura bizarra!
Outra criatura bizarra!

Enfim, SH: Origins é um jogo muito bom, terminei o jogo apenas uma vez, mas como é de praxe da série, o jogo conta com vários finais alternativos, inclusive o final que o produtores tiram uma onda: o final UFO! :D


  
    Meus resultados no jogo, usei só um pouco o mapa! ^^
Meus resultados no jogo, usei só um pouco o mapa! ^^

Silent Hill: Origins

PSP


Desenvolvido por: Climax Studios
Publicado por: Konami
Data de Lançamento: 2007
Gênero: Ação / Survival Horror

4

Finalizado em: 25 de Julho de 2014