Jogos de RPG sempre foram (e provavelmente sempre serão) meus maiores pecados gamísticos, pois já comecei diversos deles, mas poucos, mas muito poucos, eu cheguei até o final. Para falar a verdade, não lembro de ter completado nenhum… Será que Horizon Zero Dawn, conta? Enfim, por isso que resolvi nesta lista selecionar 13 jogos que eu conheço e pretendo terminá-los (um dia), pois publicando aqui quem sabe fique como forma de incentivo para eu tirar esses games dessa vergonhosa lista. Se você é fã de RPG, prepare-se para chorar… de desgosto! haha

Phantasy Star

1987 - Sega, Master System

Meu primeiro contato com o gênero, foi com este clássico da Sega. Lembro-me quase que perfeitamente quando esse jogo chegou em casa e foi meio que por um acaso, pois na verdade, a gente queria o jogo do Double Dragon, mas como jogos eram caros, meu pai sempre olhava os classificados no jornal para ver ser aparecia algo interessante. Até que um dia ele viu um anúncio do jogo e entramos em contato com o vendedor. Na hora de buscar, descobrimos que ele tinha, além do Double Dragon, mais dois jogos: Última IV e Phantasy Star! Nem eu, nem meu pai e nem minha irmã fazia ideia de como era um jogo de RPG, meu pai apenas perguntou ao vendedor se eram bons e ele respondeu que eram excelentes! Resumindo, levamos os três, mas chegando em casa, que decepção, não conseguíamos jogar nenhum dos RPGs e deixamos ambos de lado. Mas confesso, que ficava fascinado com a música e o labirinto 3D de Phantasy Star, mas ao mesmo tempo, frustrado por não conseguir avançar, mesmo com os textos traduzidos em português.

Desde então, nunca peguei esse jogo para jogar até final. Até joguei algumas vezes depois de velho, avancei bem, mas ainda não cheguei no final. Com isso, ele tem a “honra” de estreiar a lista! Ah.. um detalhe legal, como os jogos ficaram meio que encostados, eu os tenho até hoje na caixa (os demais jogos ainda tenho também, mas as caixas não sobreviveram)!

1991 - Nintendo, Super Nintendo

Esse eu joguei bastante na época, sinceramente nem sei se podemos considerá-lo RPG, pois não tem batalhas por turnos, evolução de níveis do personagem… Enfim, não quero entrar no mérito da questão, pois esse chega a ser até um assunto polêmico e vou parar por aqui. Mas o fato é que este é um baita jogo e quero jogá-lo até o final, simples assim, não tem muito o que comentar sobre esse clássico! E por falar em clássico, olha quem também está na lista…

Chrono Trigger

1995 - Squaresoft, Super Nintendo

Minha história com Chrono Trigger é bem diferente dos dois jogos anteriores da lista, pois nem sabia da existência desse jogo na minha época de Super Nintendo. Não sei se é porque não tinha nas locadoras que frequentava ou se passou totalmente despercebido por mim, por ser do gênero que não me chamava atenção. Trauma com Phantasy Star, talvez?

Pois bem, só fui descobri-lo um bom tempo depois, quando comecei a me interessar mais a fundo por videogames e vi que muita gente o elege como sendo um dos melhores jogos de RPGs de todos os tempos. Tô tentando me redimir jogando ele no Nintendo DS (port lançado em 2008), que é uma versão aprimorada do SNES, assim como a versão para o PS1 (lançada em 1999), mas até agora não engrenei muito bem.

Super Mario RPG

1996 - Squaresoft / Nintendo, Super Nintendo

Lembro-me muito bem de tentar alugar esse jogo uma ou duas vezes, porém a dona da locadora sempre me dizia que era possível que o jogo não funcionasse no meu videogame e como não queria teimar com ela e perder a viagem caso ela tivesse razão, acabava alugando outro jogo. Desde então fiquei com essa vontade de jogá-lo, tanto que assim que comecei a colecionar, lá por volta de 2010, ele foi um dos primeiros jogos que comprei importado do eBay à preço de banana pelos padrões de hoje (ô saudade dessa época) e descobri que sim, o jogo rodava no meu SNES. Porém, 10 anos se passaram desde que tenho o jogo e eu ainda não peguei para jogá-lo até o final. Que vergonha!

Para quem não conhece, esse jogo saiu já no final da vida do Super Nintendo e foi resultado da ótima parceria da Nintendo com a Squaresoft, que infelizmente foi a última daquela época, pois na geração seguinte a Square resolveu partir para o PlayStation devido as limitações do Nintendo 64. Ela só foi voltar a fazer jogos para a Nintendo em 2003 com o Final Fantasy Crystal Chronicles já no Game Cube.

Pokémon Yellow

1998 - Game Freak, Game Boy

Com certeza quem pegou o começo (ou auge) da emulação de jogos no computador, jogou Pokémon! Pelo menos, entre meus amigos era febre e joguei bastante, mas para não perder o costume, também não terminei! Até comecei a jogar no próprio Game Boy Color um tempinho atrás, mas novamente abandonei, preciso retomar e tirar esse jogo da lista!

Final Fantasy VII, VIII e IX

1997-2000 - Squaresoft, PlayStation

Como dito anteriormente, a Squaresoft abandonou a Nintendo para lançar estas obra-primas no PlayStation, pois a capacidade de armazenamento dos CDs permitiram que a desenvolvedora criasse algo totalmente inovador para época. Dizem que FF7 foi divisor de águas, jogo que estabeleceu um novo patamar no quesito de qualidade de jogos.

Entretanto, o primeiro que joguei foi o FF8 e fiquei extremamente impressionado com a abertura do jogo, que gráficos eram aqueles? Progredi bastante, mas a dificuldade de derrotar alguns chefes, me fez abandoná-lo. Acho que não tive muita paciência para ficar “upando” os personagens no mesmo lugar, sem avançar no jogo. E como tinha muitas opções de jogos naquela época, abandonei.

Enfim, parti um tempo depois para o FF7, que mesmo tendo gráficos inferiores ao seu sucessor, era extremamente divertido, lembro de ter chegado até o terceiro e último disco, mas não conclui e não lembro o motivo.

Depois veio a vez do FF9, e eu insistente fui conhecer o jogo, pois era muito fácil o acesso aos jogos naquela época (entendedores, entenderão) e também mesmo não terminando os anteriores, eu gostava deles! Joguei bastante também, mas olha só, não terminei! Inclusive, na minha última tentativa (após a época do PS1), estava seguindo um detonado na Revista PlayStation e pensei: “agora vai…” e como deve imaginar, não foi! Se bobear, tenho até hoje o save da onde parei.


  
    Ainda tenho a revista e minhas marcações, última vez que joguei foi no dia 15/04/2010 e parei no capítulo 32! A revista é Setembro de 2005, Nº 80. :(
Ainda tenho a revista e minhas marcações, última vez que joguei foi no dia 15/04/2010 e parei no capítulo 32! A revista é Setembro de 2005, Nº 80. :(

Apesar de não ter terminado nenhum dos três, tenho um carinho muito grande por eles e um dia quero jogá-los até o final! Quem sabe não jogo as versões de PlayStation 4 ou Xbox One, pois tem trófeus/conquistas! haha

Parasite Eve I e II

1998-1999 - Squaresoft, PlayStation

“Opa, um RPG com cara de Resident Evil? Esse eu termino” pensei comigo na época ao ver Parasite Eve II numa revista da Ação Games. Fui atrás da minha cópia e olha que quase consegui terminar esse, só não finalizei pois meu save no último chefão se perdeu após uma viagem com a família. Sério, estava no último chefão apanhando bastante (leia-se, morrendo bastante), quando tive que desligar o videogame e dormir, pois no outro dia iriamos viajar. Quando voltei de viagem, não corri diretamente para o jogo e quando fui finalmente re-jogar, cadê meu save? Até hoje não sei o que aconteceu, mas devido ao memory card ser alternativo, não descartei a hipótese dele ter se perdido na hora de salvar e ter sumido com meu save. Nunca mais me animei em jogar novamente.

Inclusive, pode incluir o primeiro nesta lista também, pois dizem que é até melhor que o segundo. Já o terceiro, chamado de The 3rd Birthday, que saiu para o PSP um tempo depois, bom, esse deixa para lá! rs

Brave Fencer Musashi

1998 - Squaresoft, PlayStation

Mais um jogo da Squaresoft, ela realmente fazia ótimos jogos, principalmente de RPG na época, ver o nome da empresa estampado na capa, era sinônimo de “coisa boa” e foi assim que descobri esse. Com uma pegada mais de RPG de ação, estilo The Legend of Zelda (mas Zelda é RPG ou não?), esse jogo me prendeu logo de cara. E acredito que só não tenha terminado devido a uma falha no disco alternativo, pois simplesmente não conseguia avançar mais depois de um certo ponto, ou pode ser também, que eu não sabia mais o que fazer. As duas opções são bem plausíveis. haha

Kingdom Hearts

2002 - Squaresoft, PlayStation 2

Não foi a primeira vez que a Square trabalhou em conjunto com uma segunda empresa para criar um novo jogo, só nesta lista temos dois exemplos: Chrono Trigger e Super Mario RPG. Porém, acredito que esta tenha sido a primeira vez (me corrija se eu estiver errado) que ela fez um cross-over entre o universo dela (Final Fantasy) e outro universo, no caso da Disney. E resultado não poderia ser outro: sucesso!

Lembro de ter jogado um pouco e me maravilhado com o jogo na época. Depois que comecei a colecionar, comprei o disco original, mas ainda não re-joguei.

Fallout 3

2008 - Bethesda, PlayStation 3 / Xbox 360

Até hoje eu não sei porque não joguei esse jogo, pois além da temática dele ser uma das minhas favoritas (mundo pós-apocalíptico), o jogo foi um sucesso de críticas. Eu até comecei a jogá-lo uma vez, mas foi tão pouco que não deu nem tempo de ver como é o jogo de fato.

O jogo se passa num futuro em que o mundo está desvastado após uma guerra nuclear entre EUA e a China. Mas sua história é muito mais completa e interessante do que isso, tanto que neste exato momento que escrevo esse parágrafo está me dando muita vontade de jogá-lo!

Esse é o terceiro jogo da série e foi uma mudança meio radical no estilo, pois os dois anteriores tinham visão isométrica (estilo Diablo), esse pode ser jogado em primeira ou terceira pessoal. Depois dele teve mais três jogos: o Fallout: New Vegas, Fallout 4 e o Fallout 76, sendo os dois últimos da geração seguinte: PS4 e Xbox One.

The Witcher 3

2015 - CD Projekt, PlayStation 4 / Xbox One

Outro clássico moderno, porém sua temática já não é uma que me agrada tanto, mas como é um jogo bastante elogiado tanto pelo público quanto pela crítica, ele tem estar na lista. Baseado numa série de livros polonês, o jogo é ambientado em um cenário medieval totalmente livre para exploração do jogador que está na pele do lendário bruxo Geralt de Rívia.

O jogo foi eleito o jogo do ano de 2015 e é considerado por muitos, um dos melhores jogos de todos os tempos. Saiu até série no Netflix!

Bloodborne

2015 - FromSoftware, PlayStation 4

Ele é o único “soulslike” da lista, se eu curtir ele, provavlemente partirei para outros do “gênero” como a série Dark Souls, Demon’s Souls, Sekiro, Nioh e por aí vai… Porém, apesar do termo soulslike (que surgiu em 2009 com Demon’s Souls) ser meio que classificado como um subgênero do RPG, ou até mesmo, uma evolução do gênero, ele ainda é meio controverso, divide opiniões e não tem uma definição concreta, podendo assim, um jogo que não seja de RPG ter suas principais características, como por exemplo, o excelente Hollow Knight (esse eu terminei)!

Entretanto Bloodborne é sim um RPG de ação e foi dirigido pela mesma pessoa que fez Demon’s Souls e Dark Souls, Hidetaka Miyazi, e é exclusivo para PS4.

Final Fantasy VII remake

2020 - Square-Enix, PlayStation 4

Esse ainda é recente para colocá-lo aqui (lançado em abril de 2020), mas mesmo assim decidi pôr para me lembrar que não devo deixar de jogar esse game. Recriação do jogo original de 1997, esse jogo foi dividido em múltiplas partes para que nada se perdesse do clássico. Porém, ainda não temos previsão de quando sairá as outras partes e nem quantas serão. De qualquer forma, essa primeira parte já foi muito bem recebida pela crítica, deixando todo mundo ansioso pelos próximos capítulos. Por enquanto ele é exclusivo para o console da Sony, o PS4, mas se eu não me engano é uma exclusividade temporária.

Menções honrosas

  • Final Fantasy III (aka VI);
  • Trilogia Mass Effect;
  • Persona 5;
  • Secret e Legend of Mana;
  • The Elder Scrolls V: Skyrim;
  • Série Diablo;
  • E todos os outros jogos da série The Legend of Zelda, principalmente Ocarina of Time, Majora’s Mask e Breath of the Wild.

E você, gosta de jogos de RPG? Ficou abismado com a quantidade de jogos clássicos não jogados? Daria para dizer que essa lista seria um “starter pack”, ou seja, jogos obrigatórios que iniciar no mundo dos RPGs? Quais outros jogos você me indicaria? Deixe seu comentário!

Este post foi inspirado no escrito do Arquivos do Woo