Como incentivo para ficarmos em casa durante essa quarentena (devido a pandemia do corona vírus), a Sony lançou uma campanha chamada Play at Home, onde liberou 4 jogos gratuitamente para qualquer dono de PS4, seja ele assinante da PS+ ou não. Os jogos são: Journey e a trilogia remasterizada UNCHARTED The Nathan Drake Collection. E como sabem, sou fã da série do Nathan Drake e já platinei todos os jogos lançados até o momento. Sendo assim, gostaria de aproveitar este gancho para compartilhar algumas dicas de como pegar a platina de cada jogo, ou quase, pois infelizmente, algumas não são mais possíveis… Acompanhe!

Bom, para começar, todos os jogos da série seguem praticamente o mesmo padrão de troféus, ou seja, é mais ou menos assim: zere na dificuldade mais díficil (demolidor ou crushing se tiver em inglês), mate “X” inimigos usando a arma “Y”, encontre todos os tesouros escondidos, mate “X” inimigos com tiro na cabeça (headshot) e por aí vai… Entretanto, cada jogo tem suas particularidades, como por exemplo modo multiplayer com troféus incluídos na lista de troféus principal (obrigatórios para platina) ou se estão em lista separadas em DLCs (opcionais). Enfim, tentarei apontar os detalhes aqui, mas definitivamente não é um guia detalhado.

Uncharted: Drake’s Fortune

PlayStation 3

O primeiro jogo da série saiu lá no final de 2007 e trouxe uma mudança radical no que a gente estávamos acostumados em ver no trabalho da Naughty Dog (famosa pelo Crash Bandicoot no PS1), onde seu jogo deixou de ser cartunesco para ser algo mais realista!

Inspirado em Indiana Jones e nas aventuras de Lara Croft em Tomb Raider, Uncharted trouxe como protagonista, um aventureiro, caçador de tesouros, ladrão e cheio das piadinhas chamado de Nathan Drake! O jogo é digno de um filme clichê de aventura da Sessão da Tarde! Muita gente gosta, mas de fato, esta opinião não é unâmine.

Mas enfim, o foco aqui são os troféus! Para platinar esse primeiro game, você terá que obrigatoriamente terminar o jogo 2 vezes no mínimo, uma vez no hard para liberar o modo crushing (demolidor), que é o maior desafio para platina. Pois, o restante dos troféus envolvem aqueles do tipo dito acima, colete todos os tesouros, mate “X” inimigos, encontre os tesouros e tal. Porém, mesmo que você termine o jogo sem conquistá-los, você poderá usar a seleção de capítulos (mudando para o modo easy se preferir) para completar os restantes. Você levará entre 20-25 horas para platinar com 100% dos troféus!

Ah, o jogo foi lançado antes do sistema de troféus ter sido implementado pela Sony, então é necessário atualizar o jogo antes para ter acesso aos troféus.

TROFÉUS


1

3

8

36

Uncharted 2: Among Thieves

PlayStation 3

Considerado por muitos o melhor da série no PS3, ele é um dos jogos que, infelizmente, estão “implatináveis” hoje em dia, pois ele possui dois troféus relacionados ao modo de multiplayer online que são requisitos para a platina e os servidores estão desligados. O jogo também contou com dois pacotes de DLCs inteiramente focados no multiplayer que contavam com mais alguns troféus (mas que não eram obrigatórios para platina) que também estão desativados. Mas tirando isso, o jogo seguia mesmo esquema que o anterior, você tinha que zerar duas vezes, realizar as proezas e coletar todos os tesouros.

TROFÉUS


1

3

8 (+2)

36 (+21)

Uncharted 3: Drake’s Deception

PlayStation 3

O último jogo lançado para o PS3 também está “implatinável”, pois assim como seu anterior, ele contava com dois troféus do modo multiplayer e os servidores também foram desligados. O jogo teve 5 DLCs com troféus, tornando ele o jogo com maior quantidade da série, porém todos eles de forma online.

Eu não entendo porque eles não deixam todos os troféus que exigem conexão online nestas listas separadas como de DLCs, pois assim, o jogo continuaria sendo platinável mesmo após o desligamento dos servidores.

Mas fique tranquilo que na versão de PS4, como você irá ver abaixo, ambos os jogos são platináveis, pois eles não possuem o modo multiplayer.

TROFÉUS


1

1

10 (+15)

43 (+35)

Uncharted: Golden Abyss

PS Vita

A série também deu as caras no portátil PS Vita, porém desta vez, desenvolvida pela Bend Studio (hoje conhecida pelo Days Gone, outro exclusido da Sony). Eu até cheguei a escrever sobre ele aqui no blog e o que posso dizer é que, apesar de alguns detalhes, considero um ótimo jogo!

Já no quesito troféus, mesmo esquema, com excessão que, felizmente, não temos o modo multiplayer. Mas o jogo tem uns troféus chatinhos de fazer, como por exemplo, o de derrotar 10 inimigos em sequência com um soco depois de dar um tiro nele, ou seja, você tem que dar apenas um tiro nele (sem usar a mira) para meio que atordoa-lo e então partir para cima no soco apertando quadrado. Se errar a sequência, vai ter que recomeça-la, sendo assim, é necessário achar o local ideal para fazer.

Você pode concluir 100% do jogo em mais ou menos 25 horas.

TROFÉUS


1

2

5

48

Uncharted: The Nathan Drake Collection

PlayStation 4

Um pouco antes do lançamento da continuação da trilogia, a Naughty Dog resolveu lançar a versão remasterizada, através do trabalho da Bluepoint Games, dos três jogos do PS3 para o PS4 e todos eles em apenas um disco chamado de Uncharted: The Nathan Drake Collection. A ideia deles foi em trazer os jogos para aqueles que não tiveram a oportunidade de jogar no PS3. Eu como fã, achei ótimo e joguei todos eles novamente! :)

Além da remasterização em 1080p com 60fps, os jogos também tiveram algumas melhorias na questão de mecânicas, como por exemplo, o sistema de mira do primeiro jogo que está bem melhor do que na versão original. Além disso, as listas de troféus estão um pouco diferentes, contando com alguns troféus de speedrun em determinados capítulos, mas que você pode fazer selecionando o capítulo após o término do jogo.

Outra coisa é que agora você não precisa mais terminar no modo díficil para liberar o modo demolidor, você já pode iniciar diretamente nele se quiser, poupando assim uma jogada. Com isso, você consegue a platina mais rapidamente, algo entre 10 e 15 horas para cada jogo da série.

Mas, se você gosta de fazer 100%, os jogos contam com uma lista estendida opcional, ou seja, que não contam para a obtenção da platina, mas que tornam o jogo bem mais desafiador. Pois tem um novo modo ainda mais difícil de jogo, chamado Brutal. Além disso, também foram adicionados troféus de speed run do jogo inteiro e o tempo alvo de cada jogo varia entre 2:30 para o primeiro, 3:30 para o segundo e 4:15 para o terceiro. Sendo assim, acrescente aí mais umas 10 horas para cada jogo dependendo da sua habilidade, pois lembrando que além do terminar em speedrun, você terá que terminar na dificuldade Brutal e, vou te dizer, não é nada fácil!

Uncharted: Drake's Fortune Remastered

TROFÉUS


1

3

8

34 (+7)
Uncharted 2: Among Thieves Remastered

TROFÉUS


1

3

10

31 (+5)
Uncharted 3: Drake's Deception Remastered

TROFÉUS


1

3

5

47 (+5)

Uncharted 4: A Thief’s End

PlayStation 4

Agora sim, o ápice da série, até mesmo aqueles que não curtiram muitos os primeiros jogos, gostou desse! Eu particularmente, acho ele fantástico, um dos melhores jogos do console com toda certeza!

Sua platina não é díficil, mas pode ser demorada, você consegue em umas 40 horas mais ou menos. Ela segue o padrão dos jogos anteriores, porém agora tem também um troféu de speedrun do jogo inteiro obrigatório para a platina, onde você tem que terminar o jogo em menos de 6 horas (em qualquer nível de dificuldade). Além disso, o jogo conta com 5 troféus de multiplayer, o que pode ser tornar um problema no futuro, quando os servidores forem desligados.

Para os completonistas que gostam de fazer 100%, você precisará conquistar os troféus da DLC gratuita chamada Sobrevivência (Survival), que conta com uma “campanha” cooperativa online, onde você tem que enfrentar diversos desafios. Ao todo são 10 estágios e adicionam mais 12 troféus à coleção. Porém, você terá que dedicar mais umas 70 horas para consegui-los. Não será nada fácil, porém assim como na campanha principal, aqui você também precisará terminar no modo demolidor (crushing)!

TROFÉUS


1

1

9 (+1)

45 (+11)

Uncharted: The Lost Legacy

PlayStation 4

Por fim, fazendo uso da mesma fórmula de Uncharted 4, temos o jogo que é meio que um spin-off da série, pois não traz Nathan Drake como protagonista e, sim Chloe Frazer e sua parceira improvável, Nadine Ross. Mas não se deixe enganar, o jogo é fantástico também, você praticamente não sente falta nenhuma de Drake, as duas são tão carismáticas quanto.

O jogo segue a mesma fórmula, com excessão que, felizmente, não temos multiplayer. Sendo assim, entre 10 e 15 horas você consegue platiná-lo com 100% dos troféus, sem nenhuma DLC extra (pelo menos, não com troféus).

TROFÉUS


1

2

11

36

Bônus: Uncharted: Fight Fortune (PS Vita)

Ah, só para finalizar: um bônus! Existe um jogo de cartas no PS Vita baseado na série, mas que infelizmente, como ele não possui platina em sua lista de troféus, e por isso, eu meio que deixei ele de fora. Mas, caso você queira fazer 100% sem platina mesmo, uma péssima notícia: infelizmente, ele tem um troféu online que não está mais disponível, pois os servidores também estão desligados. Ele não era difícil, mas você levaria umas 25 horas para completá-lo, o que poderia ser meio maçante para um jogo de cartas!

TROFÉUS


0

1

3

7

É isso aí, pode até ter ficado meio sem sentido falar de cada jogo, pois todos os jogos seguem praticamente a mesma linha de troféus, mas achei interessante falar deles por aqui (porque sou fã e sempre gosto de falar da série).

Espero que tenha curtido! Mas antes de ir, me conte aí: o que você acha da série? Gosta de algum jogo? Já platinou algum? Tem alguma dica que você gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários! :)