Quem gosta de colecionar platinas já sabe: os jogos distribuídos pela Ratalaika Games são praticamente sinônimos de platina fácil, não é mesmo? Não sei se é pela preguiça de elaborar e distribuir os troféus pelo jogo ou se é simplesmente uma estratégia para que mais gente jogue seus jogos. O fato é que ultimamente está surgindo uma crescente quantidade de jogos até que interessantes, mas que apenas possuem troféus de ouro, 11 troféus para ser mais exato, e a platina. Será que Terminator Salvation fez escola? Enfim, aproveite para desempoeirar seu PS Vita e procure por esses jogos na PS Store, enquanto ainda é tempo.

Ah, vale citar que todos os jogos listados aqui também estão disponíveis para PlayStation 4 com uma lista de troféus separada e, além disso, são cross-buy, ou seja, você compra o jogo apenas uma vez e pode jogar em ambas as plataformas. Com isso se você possuir as duas plataformas e não ligar de jogar duas vezes o mesmo jogo, dará para dar uma boa alavancada na sua coleção de troféus.

Agora, se você tem um Xbox One, não se preocupe, o mesmo vale para o console da Microsoft, porém ao invés de 11 troféus de ouro, você terá 11 conquistas de 90G cada para pegar. A única excessão é justamente o primeiro game da lista que não saiu para Xbox.

36 Fragments of Midnight

Começando em ordem alfabética por um jogo onde você é simplesmente um quadradinho branco e seu objetivo é coletar os 36 fragmentos do jogo. A jogabilidade é bem simples, basta de movimentar para esquerda ou direita, dar um pulo simples ou duplo para enfrentar os obstáculos, sejam eles espinhos, serras ou lasers e coletar os fragmentos. Não tem muito segredo, alem disso, o jogo é de plataforma e ainda possui um visual interessante com cores frias e noturnas.

Mas para platiná-lo, você precisará basicamente, além de coletar os 36 fragmentos, morrer algumas vezes. Isso mesmo, primeiro você deve morrer em cada tipo de obstáculos citados acima e por fim, a morte mais “chatinha” é uma que você terá que coletar 35 fragmentos, restando apenas 1 para completar o game e morrer. Dependendo do seu nível de habilidade, você consegue platiná-lo em menos de 30 minutos, pois não existem fases, só os fragmentos em uma única fase com bastante obstáculos. O game é bem legal e até possui um certo nível de desafio.

Gravity Duck

No papel de um pato que não respeita muito as leis da física, seu objetivo é coletar o ovo dourado no final de cada fase. Com um visual estilo pixelart, o grande diferencial da mecânica deste jogo é que não existe pulo, alías, até existe, mas seu pulo é transitar do chão para o teto e vice-versa. Com isso, você deverá enfrentar os obstáculos, que incluem inimigos e armadilhas, para chegar até ao ovo.


  
    Até que o visual é caprichado.
Até que o visual é caprichado.

O jogo é bacana e possuí um nível de desafio progressivo, porém para platiná-lo, você nem precisa concluir todas as 140 fases (divididas em 4 capítulos), apenas as 50 primeiras já serão suficientes. Parece muito, mas são fases bem curtinhas, acredito que em no máximo 30 minutos, você consegue completá-las e platinar o game!

O jogo foi desenvolvido em 2019 pela Woblyware e está disponível para PS Vita, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Jogo divertido!

Himno

Este já é um jogo que não curti tanto. Apesar do visual em pixelart ser ótimo e a trilha sonora casar muito bem com a atmosfera, o jogo é um roguelike que não tem muito objetivo, não sei se é uma característica do gênero, pois realmente não conheço. Mas tudo que você precisa fazer no jogo é pular entre as plataformas, encontrar um “portal” e ir para o próximo distrito. Os mapas dos distritos são gerados aleatoriamente e não tem inimigos ou obstáculos, ou melhor, até tem: você só não pode cair na água. Se cair, o jogo é resetado e você tem que fazer tudo novamente.


  
    Único jeito de morrer: caindo na água!
Único jeito de morrer: caindo na água!

O jogo até conta com uma espécie de final quando você chega no décimo-primeiro distrito, uma recompensa aos jogadores que chegaram até ali. Mas mesmo assim, dá para continuar rumo ao infinito depois disso. Eu confesso, que não vi essa recompensa, pois depois de conhecer o jogo, só estava interessado no troféu de platina e para pegá-lo, você não precisa chegar até lá, basta chegar até o sexto distrito, acender 10 tochas (em um único gameplay), realizar 1.000 pulos, visitar 30 distritos (não de uma vez, você pode morrer, inclusive, se você ficar entrando e saindo do mesmo distrito conta também), realizar 500 dashes e por aí vai… Uma platina bem simples e tranquila!

DICA

Para conseguir os 500 dashes rapidamente, uma dica é chegar perto de uma parede e ficar fazendo dashes contra ela.

O jogo foi desenvolvido por apenas um cara, o David Moralejo Sánchez, representado pelo seu estúdio BreakfastStudio e está disponível para PS Vita, PlayStation 4, Xbox One, Steam (não distribuído pela Ratalaika) e Nintendo Switch.

Hoggy2

Outro jogo de plataforma que, assim como em Gravity Duck, não respeita as leis da física, porém, aqui você é uma espécie de geléia, lesma ou sei lá o que, e seu pulo é só entre o teto e o chão também. Seu objetivo em cada fase, ou melhor, em cada jarro é comer todas as frutinhas para pegar a chave no final. Conforme você vai adquirindo chaves vai abrindo novas aréas para explorar. Quando disse jarro, é porque em cada área possui jarros espalhados e você tem que entrar neles para acessar a fase daquele jarro e conquistar a chave no final dela.


  
    Não se engane pelo visual cartunesco, o jogo oferece um bom desafio!
Não se engane pelo visual cartunesco, o jogo oferece um bom desafio!

O jogo oferece um bom nível de desafio, pois em algumas fases você terá que quebrar um pouco a cabeça para resolver alguns puzzles. Mas assim como os outros, você não precisa completar todas as fases para platinar. Ou seja, não tem muito segredo, basta ir jogando até chegar ao primeiro chefão que você já terá coletado a maioria dos troféus. Aí basta jogar e completar o modo Kid para pegar os dois últimos.

Jack N’ Jill DX

Outro jogo de plataforma interessante. Neste você é Jack e ao apertar o botão pela primeira vez, você sairá deslizando e ao apertar o botão novamente, você pulará. Seu objetivo é chegar até a Jill.

Como você desliza automaticamente, o jogo não faz uso dos direcionais, você só muda de direção se trombar em alguma parede. Com isso, o jogo oferece uma dinâmica muito boa e divertida e vai ficando bem desafiador conforme vai progredindo.


  
    O visual do jogo é em pixelart minimalista em tons de cinza, estilo Game Boy! Bem legal.
O visual do jogo é em pixelart minimalista em tons de cinza, estilo Game Boy! Bem legal.

Mas você não precisará completar todas as fases para obter a platina. Apesar do jogo contar com 7 mundos com 20 fases em cada, você precisa apenas completar o primeiro e algumas fases do segundo para platinar. Minto, você precisará também jogar uma vez o modo Minigames comprando o primeiro com suas moedas após completar o primeiro mundo. O jogo também conta com o modo Challenges, mas não é necessário para os troféus.

É um jogo bem legal que também foi desenvolvido por apenas uma pessoa, o Rohan Narang.

Metagal

Fortemente inspirado em Mega Man, porém nada além de inspiração, pois passa muito longe de ser bom como o clássico da Capcom. No jogo você é GAL.00 e tem como objetivo resgatar suas quatro irmãs GAL (que foram transformadas em vilãs) e seu criador Ray das mãos do general Creeper. Como deve ter imaginado, sim, Metagal também é um jogo de plataforma, onde você deve passar por uma série de estágios para finalizar.


  
    Qualquer semelhança é mera 'coincidência'!
Qualquer semelhança é mera 'coincidência'!

Entretanto, olha só, você não precisa concluir o jogo para platiná-lo. Tudo que você precisa fazer é:

  • Assistir a introdução! Não pule nada, apenas assista.
  • Completar o tutorial.
  • E jogar a primeira fase, o GAL.01 Shield’s stage. Nela você encontrará tudo que é necessário para os troféus restantes, pois tem os picos e armadilhas para que você pegue os troféus relacionados à morte. Tem checkpoint para troféu relacionado à isso. Você consegue coletar 3 engrenagens. Você consegue renascer após ter coletado uma engrenagem e por fim, você também enfreta um chefão, sua primeira irmã GAL, que não é muito difícil de derrotar.

Ou seja, você consegue platinar o jogo em menos de 15 minutos, se fizer tudo certinho!

Super Box Land Demake

Quando vi a premissa desse jogo pela primeira vez, pensei: “Legal, lembra Goof Troop do Super Nintendo”, porém ao jogar, vi que apesar do fato de empurrar blocos sejam semelhantes, o jogo não tem a mesma mecânica do clássico da Disney e nem ao menos oferece o mesmo desafio. Aliás, esse jogo não oferece desafio nenhum, pois basta empurrar os blocos até os botões para abrir o portão e passar de fase. Claramente um jogo voltado para crianças.


  
    Ah, você precisará jogar 'de dois' pelo menos uma fase para platinar, mas não se preocupe, dá para controlar os dois players no mesmo dispositivo, um em cada analógico.
Ah, você precisará jogar 'de dois' pelo menos uma fase para platinar, mas não se preocupe, dá para controlar os dois players no mesmo dispositivo, um em cada analógico.

O jogo deve conter umas 100 fases (literalmente), mas assim como a maioria desta lista, você não precisa completar todas para a platina, basta completar 40 e, vou ser bem sincero, é meio entediante, pois apesar de ser um jogo puzzle e bem feitinho, nestas 40 primeiras fases dificilmente você encontrará ‘problemas cabeludos’ pela frente e chega até ser meio infantil apenas empurrar os blocos até os botões. Não sei se depois disso o desafio aumenta, só platinei e tá bom!

Mas o legal é que o jogo foi desenvolvido pela lightUP, um estúdio brasileiro formado por apenas uma pessoa, o Juliano Lima. O jogo está disponível para PS Vita, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Super Destronaut: Land Wars

Inspirado em Space Invaders, esse jogo foi desenvolvido pela Petite Games em 2018. Para platiná-lo não tem segredo nenhum e pode ser feito em menos de 30 minutos.


  
    Visual bem futurista e diferente!
Visual bem futurista e diferente!

Para isso, basta jogar os quatro modos de jogos:

  • Modo clássico - Nesse modo, morra uma vez para pegar um troféu relacionado e depois foque em chegar a pontuação 100.000 que assim você irá liberar todos os troféus de pontuação e por consequência, você provavelmente irá pegar um power-up e irá matar os inimigos necesários para alguns troféus. Detalhe: os troféus só aparecem depois que você morre, então fique de olho na pontuação e só morra depois que ultrapassar os cem mil.
  • Modo Time Attack - Tudo que você precisa fazer é chegar a 10.000 pontos.
  • Modo hardcore - Nesse modo é menos ainda, você só precisa chegar a 1.000 pontos.
  • Challenges - Por fim, complete 12 desafios para pegar os troféus restantes relacionados à esse modo. Bem tranquilo!

Super Weekend Mode

Super Weekend Mode é um jogo estilo arcade com visual inspirado em jogos de computadores antigos como o ZX Spectrum. Desenvolvido pelo Pixelteriyaki (mais um jogo de uma pessoa só), esse jogo possui nove níveis, porém para platina, tudo que você precisa fazer é chegar até o terceiro. Pois com isso você já terá pego a maioria dos troféus. Só irá restar o de jogar na dificuldade difícil. Então para isso, inicie o jogo no modo hard e pronto, ao iniciar a fase você já ganhará o troféu!

Zero Zero Zero Zero

Outro jogo com visual retrô, porém desta vez com apenas duas cores: preto e branco. E este é um pouco mais desafiador também, pois você deve completar 34 níveis aleatórios (mais 1 depois na dificuldade Hard). Sim, você pode escolher as fases. E seu objetivo é “simples”: alcance a “gema brilhante”.


  
    Não pode encostar nesses espinhos!
Não pode encostar nesses espinhos!

Mas para isso, você terá que dominar as técnicas do pulo, para conseguir avançar pelos obstáculos sem morrer. No começo parece que será uma tarefa difícil completar os mais de trinta níveis, mas depois que você vai pegando o jeito, dá para fazer até que tranquilamente. Além do mais, o jogo é divertido, passa um pouco de raiva, mas é divertido!

Zeroptian Invasion

E para fechar, mais um jogo com visual retrô inspirado no ZX Spectrum e mais um inspirado em Space Invaders. Desenvolvido por Josyan em 2018 (que mais tarde trabalhou no remake Alex Kidd in Miracle World DX), o jogo é bem tranquilo de platinar: basta chegar no oitavo nível que você provavelmente terá pego todos os troféus. Bem tranquilo!


  
    Dá para confundir com Space Invaders, não?
Dá para confundir com Space Invaders, não?

A série Gametrofista (antes Caçadores de Troféus) é uma sessão do blog dedicada aos colecionadores de troféus e/ou conquistas com diversas dicas de jogos e informações relacionados a essa vertente dos jogos de videogames modernos. Inclusive temos até uma conta no Instagram, o @gametrofista, segue a gente lá!