Encerrei meu ano gamístico de 2014 com um jogo que tinha ótimos ingredientes, porém, o modo de preparo não foi muito legal, resultando em um jogo não muito satisfatório para mim! Mas pode ser que eu que não segui a receita direito.

Desenvolvido pela Techland, publicado pela Deep Silver e lançado em 2011, Dead Island causou uma hype muito grande em todo mundo com seu trailer de revelação, cujo até chegou a ganhar vários prêmios. Se ainda não viu, recomendo que veja:

História

O jogo se passa na ilha de Banoi, um lugar paradisíaco, onde é muito frequentado por turistas para relaxarem e terem paz. Entretanto, algo acontece na ilha e tudo se torna o caos e morte. Você assume o papel de uma das quatro pessoas de um grupo sobrevivente: Purna, Logan, Sam B ou Xian Mei e sua principal missão é simplesmente sobreviver e escapar da ilha.

Cada personagem possui uma história e personalidade diferente, mas creio que sua escolha não afetará a história do jogo, pois eles sempre andarão juntos durante a trama, mesmo que você jogue sozinho. Entretanto, se você jogar sozinho, os outros personagens não aparecem durante o jogo, somente nas animações.

Entretanto, cada personagem possui uma classe de arma preferida e habilidade de fúria única. Eu optei pelo Logan, um ex-astro de futebol americano, sem nenhum motivo específico, apenas o escolhi! :)

Gameplay

O jogo é um FPS (tiro em primeira pessoa) de mundo aberto, porém, a maior parte do tempo você utiliza armas brancas e não de fogo, tais como, pás, canos, facas, espadas, pedaços de madeiras, remo, enfim, quase qualquer coisa serve para bater! Mas sim, o jogo possui armas de fogo, porém são mais utilizadas contra inimigos humanos.

Todas as armas possuem os seguintes parâmetros:

  • Dano - é o estrago que a arma faz à vida dos inimigos;
  • Força - é o estrago que a arma faz à stamina dos inimigos;
  • Manuseio - quanto mais fácil de manusea-la, menos stamina ela te consome.
  • Durabilidade - é o quanto ataques ela dura.
  • Condição - é o estado atual dela.

Além disso, cada arma possui um nível de qualidade: comum (representada na cor branca), incomum (verde), rara (azul), única e excepcional (violeta). Ainda você pode modificar, realizar upgrade e reparar as armas em bancadas de trabalhos.

Bom, voltando aos personagens… Como dito acima, você faz parte de um grupo de quatro pessoas, sendo assim, você pode optar por jogar sozinho ou então, no modo que deve ser mais divertido: em co-op com até mais três amigos online. Você também pode optar por jogar com jogadores desconhecidos também.

Conforme você enfrenta os inimigos, você ganha pontos de experiência e sobe de nível. A cada nível avançado, você também ganha pontos de habilidades, que são usados para comprar novas habilidades e bônus. Há três “árvores” de habilidades disponíveis: fúria, combate e sobrevivência. Cada uma delas contém um conjunto diferente de melhorias.

Sua vida é medida através de uma barra de saúde, onde se for atingido, você só consegue recuperar com energéticos barras de chocolate, frutas ou kits de primeiros socorros espalhados pela ilha.

Além disso, você também possui uma barra de stamina, que é gasta quando você dá golpe ou quando está correndo. Para recuperá-la, basta dar um tempo e descansar, o que pode ser perigoso às vezes.

Você terá várias missões para ajudar o pessoal da ilha, e como em todo jogo de mundo aberto, você também tem as missões paralelas (opcionais).

Inimigos

A variedade de inimigos é razoável, sendo a maioria zumbis mesmo, mas você também enfrenta humanos. Conheça cada um deles:

  • Walkers - são lentos e fáceis de derrotar, mas tem que tomar cuidado quando for enfretar um grupo deles.
  • Infected - são rápidos e ágeis, mas não são difíceis de derrotar. Eles anunciam sua presença com um grito, que você ouvir, se prepare, pois eles estão vindo correndo em sua direção.
  • Floaters - são lentos, porém são capazes de espirrar um ácido corrosivo que te tira vida e visibilidade. São meio chatinhos de derrotar.
  • Rams - são rápidos e fortes. É um dos inimigos mais difíceis de derrotar, pois eles vem correndo em sua direção para te acertar com uma trombada que te tira muita vida, estilo o Shao Kan de Mortal Kombat! :P
  • Butchers - são rápidos e ferozes. Eles te atacam com seus braços cortados como se fossem espadas. Também são muito chatos de derrotar.
  • Suiciders - são lentos, porém quando chegam perto de você, eles entram processo de suicídio, ou seja, eles explodem, isso lhe causa morte instantânea se não conseguir fugir à tempo.
  • Thug - são lentos e fortes, o soco dele é capaz de te mandar longe. Ele possui um grito semelhante ao Nemesis de Resident Evil 3. Uma manha para derrotá-lo é fazer ele te perseguir (ele vem lentamente) e abrir uma boa distância dele, assim ele irá desistir e virará de costa para retornar ao seu local inicial, essa é a hora que acerta ele, mas fica esperto, depois da primeira pancada, ele virará rapidamente te dando um soco! ^^
  • Humanos - são inimigos que aparecem somente em algumas partes do jogo. A melhor forma de matá-los é com armas de fogo mesmo, pois na maioria dos casos, eles não estão muito próximos e também estão armados.

Áudiovisual

E por fim o jogo possui gráficos muitos bons, não são ótimos, mas são completamente aceitáveis. A ilha é muito bem detalhada com muita variedade de ambientes. Já o som eu achei meio fraco, pois eu joguei com fone de ouvido e às vezes, não dá para perceber que qual direção o inimigo está vindo ou até mesmo se ele já morreu. Porém, a trilha sonora é muito boa!

Resumindo

O jogo tinha tudo para ser um excelente jogo, porém, no início senti o jogo muito maçante, se resumindo a ir de um ponto ao outro com muitas missões que eram basicamente fazer um favor para alguém. Isso sem contar as missões paralelas que acabei deixando de lado, pois senão não iria aguentar chegar até o final. Mas depois de uma certa parte, até que o jogo se torna interessante.. Mas mesmo assim, não me agradou muito!

Dead Island

Xbox 360


Desenvolvido por: Techland
Publicado por: Deep Silver
Data de Lançamento: 2011
Gênero: FPS / Survival Horror

3.5

Finalizado em: 31 de Dezembro de 2014