No início do ano eu tinha uma meta: jogar a série Mario na sequência, fazer uma espécie de maratona com Super Mario World, depois Super Mario 64, Super Mario Sunshine, Super Mario Galaxy e por aí vaí.. Mas como você pode notar, estamos no meio do ano, e eu, com certeza, falhei na missão, mas pelo menos consegui terminar um: o Super Mario World! ^^

Antes de mais nada, para quem AINDA não conhece, SMW é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super NES. O jogo foi lançado em 1991 e vendeu mais de 20 milhões de cópias, um sucesso absoluto!

Paixão à primeira vista..

Meu primeiro contato com o jogo foi quando eu ganhei meu SNES, lá no começo da década de 90, não lembro o ano exatamente (acho que por volta de 1994/95), mas lembro que veio sem jogos, porém, eu e meus irmãos já tínhamos em mente o que queríamos: o jogo Mario!

Sendo assim, no mesmo final de semana que ganhamos o videogame, descobrimos através de um anúncio nos classificados do jornal, uma pessoa que estava vendendo o tal jogo do Mario. Era domingo e estávamos na casa da minha avó, sendo assim, iríamos passar para ver a fita após o almoço, no final da tarde.

Enfim, quando chegamos ao local combinado pelo vendedor, foi uma surpresa para mim, pois se tratava de uma locadora que estava fechando as portas. Minha lembrança do local era que tinham pilhas e pilhas de jogos à venda, mas só levamos o Mario mesmo.

Naquela época quem “manjava” dos jogos em casa era minha irmã mais velha, era ela que conhecia os jogos bons! ^^

Jogamos muito SMW, pois por um bom tempo, era o único jogo que tínhamos. Mas para falar verdade, ele nos atendeu por muito tempo, e além do mais, tínhamos as locadoras para outros jogos! :)


  
    Nosso querido Super Nintendo com o jogo!
Nosso querido Super Nintendo com o jogo!

Os anos se passaram, veio o PS1, PS2.. mas sempre que tinha a oportunidade, eu voltava a jogar um pouco de Mario, seja no próprio console ou através de emuladores, mas nunca mais cheguei ao final. Até que neste começo de ano resolvi relembrar como era o final!

O jogo possui muitas fases estão distribuídas em 7 mundos (tirando as fases especiais). Além disso, o jogo conta com um desafio que todos os jogadores “hardcores” da época queríam fazer, que era o desafio de abrir as 96 saídas do jogo! Façanha que só fui conseguir agora! :D


  
    Save mostrando as 96 saídas! :)
Save mostrando as 96 saídas! :)

O jogo é tão fascinante, que possui várias maneiras de chegar ao final, e algumas fases possuem mais de uma saída, que leva para fases diferentes, inclusive, algumas secretas! Mas que no final, todas levam ao mesmo destino: o castelo de Bowser!

Sobre o jogo

A história do jogo é clichê, a princesa Peach foi raptada (pelo Bowser) e você terá que salvá-la! Só que desta vez, vocês (Mário, Luigi e a Peach) estavam de férias na ilha do Yoshi quando Bowser atacou, sendo assim, você terá que atravessar diversas fases até chegar ao castelo, e no meio caminho, você descobre que não foi só a princesa que foi raptada, vários outros Yoshis também foram e estão sob custódia dos sete filhos de Bowser, você terá que ajudá-los também durante sua jornada.

A jogabilidade é perfeita, e ao mesmo tempo, muito simples! Veja como funciona: você começa com o Mario (ou Luigi se estiver jogando de dois) pequeno, nesta forma, qualquer contato com o inimigo é morte certa. Porém, se você pegar o cogumelo vermelho, um dos power-ups do jogo, você crescerá e deixará de morrer no primeiro contato com o inimigo, mas, se acontecer, você voltará a ser pequeno.

Existem outros dois power-ups, tirando o Yoshi, que te dão poderes: a “pena”, que te permite voar por um certo tempo, e a “florzinha”, que te permite lançar bolas de fogo contra os adversários. Você pode ainda, “cavalgar” com o Yoshi e devorar quase todos os adversários pela frente.

O legal é que você não perde seus power-ups ao passar de fase, apenas se morrer ou encostar no inimigo. E quando você passar de fase, você pode entrar e sair dela quando quiser, sendo assim, às vezes, é uma boa estratégia entrar em algumas fases apenas para pegar os power-ups e ficar pronto para uma fase nova! :)

A trilha sonora do jogo é outro espetáculo à parte, composta por Koji Kondo, essa trilha é simplesmente marcante e dita o ritmo do jogo, principalmente quando seu tempo está se esgotando, e a música fica mais acelerada. Eu não comentei isso, mas cada fase possui um limite de tempo para completá-la, caso você não consiga dentro do tempo limite, você morrerá! :)

Resumindo

Super Mario World se destaca devido à sua excelente jogabilidade somado com um ótimo level design mais uma trilha sonora marcante. O resultado não poderia ser outro, o jogo foi um sucesso absoluto! Imperdível até para os dias de hoje, o jogo não envelheceu nada! :D

Super Mario World

Super Nintendo


Desenvolvido por: Nintendo
Publicado por: Nintendo
Data de Lançamento: 1991
Gênero: Aventura / Plataforma

5

Finalizado em: 04 de Janeiro de 2015