Cara, que jogo fantástico! Não é a toa que recebeu notas altíssimas pelas críticas especializadas, The Last of Us conseguiu unir drama, ação, aventura, suspense, terror e até stealth em um só jogo! Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado este mês, o jogo é mais um exclusivo para a biblioteca do PlayStation 3!

História

A história do jogo acontece em um mundo pós-apocalíptico, onde os seres humanos estão quase em extinção devivo a uma praga (espécie de fungo) que transforma as pessoas em “zumbis”. Você assume o controle de Joel, um durão sobrevivente veterano que de repente se vê “obrigado” a ajudar uma jovem garota chamada Ellie a chegar a um local seguro, e para isto, terão que atravessar algumas cidades do ponto A a B!

Não dá para se aprofundar muito na história sem estragar as surpresas que você terá durante o jogo, mas posso dizer que é muito envolvente e logo você se apegará muito com os personagens, pois os mesmos possuem personalidade e alma, você sente isso durante o jogo!

Os Gráficos São Impressionantes!

Apesar de ser um jogo totalmente linear, a imersão e a riqueza dos detalhes dos cenários são de impressionar até mesmo os jogadores de PC (rs). Os personagens também estão muito bem feitos, eles conseguem transmitir ao jogador todo seu “sentimento” e carisma! A Naughty Dog conseguiu mostrar todo o poder do PS3 neste jogo, eles já vinham fazendo isso com a série Uncharted, mas nesse eles se superaram! Fico imaginando como será na próxima geração de consoles!


  
    Cenários ricos em detalhes!
Cenários ricos em detalhes!

Gameplay Incrível

A movimentação do personagem e o sistema de combate, tanto corpo-a-corpo quanto com armas, ficaram excelentes! Podemos dizer que é uma versão aprimorada da série Uncharted, porém mais fluida e real.

Além disso, as armas e as habilidades de Joel possuem um sistema de evolução interessante assim como o sistema de criação de novos itens, que na qual você deve coletr objetos e suplementos para criá-los! Qualquer objeto conta, como por exemplo, se você juntar um pedaço de trapo com álcool, você poderá criar um kit de primeiro-socorros, e o mais interessante, com estes mesmos objetos você pode criar uma bomba Motolov, você decide qual opção será melhor para a ocasião!

Os itens podem ser criados a qualquer momento do jogo, basta ter os objetos necessários e combiná-los, entretanto a criação leva um certo tempo (inclusive, esta é uma das habilidades que pode ser aprimorada), então é bom fazê-los em um local seguro!

Com as armas é um pouco diferente, para aprimora-las, você deve coletar peças e encontrar bancadas exclusivas para isto! Já as habilidades de Joel, são aprimoradas de duas formas: uma é encontrando manuais de treinamentos que lhe ensinam uma nova habilidade e a outra é através da coleta de cápsulas que aprimoram sua vida, mira e audição por exemplo! Aliás, esta última habilidade é um dom de Joel, pois possui uma audição que através do barulho dos inimigos, consegue localiza-los até mesmo atrás de paredes (não modo sobrevivente, esta habilidade não existe).


  
    Audição super apurada!
Audição super apurada!

Um Defeito?

Tá, para não dizer que o jogo é perfeito, eis um aspecto que ele peca, a inteligência artificial dos inimigos. Mas nada que estrague o brilho do jogo, mas muitas vezes os inimigos, que são muito sensíveis ao som e movimentos, não percebem você atacando um parceiro dele bem próximo à ele, facilitando assim o seu ataque a ele logo em seguida!

Depois que você pega as manhas, você consegue atravessar cenários repletos de inimigos sem que eles se alarmem, mas caso falhe, é melhor se preparar, pois a batalha não será nada fácil!

Multiplayer

O modo multiplayer nada mais é do que o tradicional mata-mata entre equipes (Caçadores ou Vaga-lumes). Mas que o deixa mais bacana é que muitos elementos do modo campanha estão presentes, por exemplo, voc~e pode criar novos itens com os objetos coletádos; você deve ser cauteloso e silencioso para não chamar a atenção dos adversários; você tem o recurso da audição apurada (por tempo limitado). Enfim, é bacana!

Versão Nacional

O jogo foi totalmente adaptado ao nosso idioma com dublagem, legenda e menus totalmente em português. Por opção, joguei com o áudio original com as legendas em português, e apesar de ouvir falar que as legendas tem bastante falhas, não senti isso durante o jogo! Já a dublagem, eu coloquei somente para testar e não curti muito, mas é uma questão de gosto, pois está muito boa!

Troféus

Outra coisa que me incomodou um pouco foi o estilo dos troféus adotado, pois simplesmente não existem troféus intermediários, ou seja, ou você pega todos os itens e ganha o troféu ou nada feito! Não existe um troféu do estilo “colete 50% do itens”, você tem coletar os 100% dos itens.

Terminei o jogo e ganhei apenas 3 troféus, sendo dois deles por ter terminado o jogo no modo Normal e do modo Easy vem de lambuja. Além disso, tem quatro troféus que são do modo online!

Resumindo

Terminei o jogo em 18 horas e queria mais! Eu acho que o jogo é um fortíssimo candidato ao jogo do ano! Gráficos excelentes, jogabilidade muito boa, história envolvente, uma mistura de drama, ação, aventura, stealth, suspense e terror muito bem dosados. IMPERDÍVEL!

The Last of Us

PlayStation 3


Desenvolvido por: Naughty Dog
Publicado por: SCEA
Data de Lançamento: 2013
Gênero: Ação

5

Finalizado em: 20 de Junho de 2013