Quem me conhece um pouco, sabe que gosto de “caçar” os troféus dos jogos. Para mim, este foi um dos recursos mais legais adicionados na geração passada (7a geração) e, apesar do Xbox 360 ter sido pioneiro com os achievements (conquistas), sou mais fã dos troféus do PlayStation. Porém, independente da plataforma, gostaria de iniciar uma nova série aqui no blog: Caçadores de Troféus!

Aqui pretendo indicar alguns jogos bons (ou quase isso ^^’) que possuem troféus relativamente fáceis de serem adquiridos para você dar um “UP” no seu perfil, seja ele da LIVE, PSN ou de qualquer outra plataforma que tenha troféus! :)

Mas não serão somente os troféus fáceis que pintarão por aqui, a ideia é falar dos mais variados jogos, porém com uma ênfase maior em seus achievements! E para começar, vamos com os fáceis: 3 jogos para PS3 tranquilos de platinar, porém, infelizmente, você só os encontra em mídia física (disco):

Terminator Salvation

Não poderia deixar de começar esta série se não fosse com este jogo, “clássico absoluto” entre os caçadores de troféus! Terminator Salvation possui esta fama, pois todos seus troféus são de ouro e todos eles são relacionados à história do jogo. Entretanto, tem somente UM troféu que você tem que se atentar antes de começar a jogar, senão vai ter que zerar novamente. É o troféu Veteran Commander, onde para conquista-lo você deve terminar o jogo no modo difícil (Hard), que de difícil não tem nada! Mas a grande dificuldade mesmo é joga-lo até o final, porque o jogo não é lá essas coisas!

Bom, só o fato de ser um jogo baseado em filme já diz muita coisa, né? Mas no papel de John Connor, numa Los Angeles pós-apocalíptica, você terá que enfrentar vários tipos de máquinas até que chegue ao final (não, não chega nem perto de Horizon Zero Dawn..rs). O problema é que apesar de ser um jogo de tiro em terceira pessoa, a única coisa que agrada um pouco é sistema de cover que até funciona legal e deixa o jogo um pouco divertido, pois o restante é deprimente (infelizmente), não tem capricho nenhum, gráficos com cenários repetitivos, personagens sem expressão, inteligência artificial fraca.. enfim um jogo bem mediano para ruim!

1 11 0 0
Dificuldade: 1/5
Tempo estimado p/ platina: 2-8 horas
Mínimo de jogadas: 1 no HARD
Tem troféus online?: Não
Nota para o jogo: 2/5
Disponível no Xbox 360!
1000

Jurassic: The Hunted

Este é meio que desconhecido por muita gente, eu mesmo, só soube de sua existência devido sua facilidade de obtenção do troféu de platina.

Bom, trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa onde seus inimigos são dinossauros (e alguns humanos)! Mas, apesar da boa temática (quem não gosta de dinossauros?), o jogo peca em vários aspectos, tais como, gráficos não muito bem trabalhados e, assim como Terminator Salvation, bastante repetitivos!

A história do jogo é mais ou menos a seguinte: você é de uma equipe de resgate que estava em busca de uma expedição que desapareceu próximo ao Triângulo das Bermudas. Porém, ao se aproximar do local, ocorre algum lapso no tempo e você é enviado à era dos dinossauros e sua missão agora se torna em como retornar ao presente.

Bom, como disse, o jogo é bem fraco, mas tem momentos que é até divertido derrotar alguns dinossauros. Porém, vamos ao que interessa: os troféus!

Infelizmente, neste jogo você é obrigado a terminá-lo duas vezes, não é possível selecionar a dificuldade Hard na primeira jogada, mas a boa notícia é que o jogo é relativamente curto, então em menos de 10 horas você consegue fazer tudo o que precisa para conquistar a platina.

Porém, se você olhar a lista de troféus, tem um que pode parecer complicado: o Nuck Chorris Rex, onde você tem que terminar o jogo sem morrer. Mas não se preocupe, se morrer em algum capítulo, você pode voltar nele depois que terminar o jogo através da seleção de fases e terminar o capítulo sem morrer. E para facilitar, os capítulos que você morreu estão marcados com uma caveira.

Tirando isso, os outros trofeús não tem segredo nenhum, são basicamente relacionados à história e a troféus estatísticos, como por exemplo, derrotar um número determinado de dinossauros com uma determinada arma e coisas do tipo.

1 6 9 19
Dificuldade: 2/5
Tempo estimado p/ platina: 6-10 horas
Mínimo de jogadas: 2
Tem troféus online?: Não
Nota para o jogo: 2.5/5
Disponível no Xbox 360!
1000

MIB: Alien Crisis

Tivemos robôs exterminadores, dinossauros e agora para finalizar, alienígenas.. só ficou faltando zumbis! :o)

MIB: Alien Crisis é um jogo de tiro em terceira pessoa do estilo rail-shooter, onde você não tem muita (ou nenhuma) liberdade de exploração da área, você é conduzido através dos cenários e a única coisa que tem que fazer é atirar!

Mas ele não é completamente travado como a maioria dos jogos do gênero, por ser em terceira pessoa, você até consegue se movimentar para se proteger dos inimigos. Além disso, algumas fases são diferentes, onde você até chega a controlar alguns veículos, se transformando quase num shoot’em up (ou shmup). O jogo foi desenvolvido pensando em atender o controle de movimento do PS Move, mas funciona muito bem com controle convencional mesmo.

O jogo chega a ser divertido em alguns momentos, mas assim como os jogos citados anteriormente, ele é bem mediano, falta um certo capricho por parte dos desenvolvedores.

Sobre os troféus, infelizmente você também terá que terminá-lo duas vezes (uma na dificuldade Agent e outra no Agent Elite que é liberado somente depois da primeira “zerada”), mas não se preocupe, pois o jogo é fácil mesmo na dificuldade mais díficil. A única que tem que atentar-se é na hora de iniciar um novo jogo no modo Elite, é recomendado ir na seleção de capítulos, escolher o primeiro mudando a dificuldade e jogar a partir daí. Pois assim, você mantém todos os upgrades realizados. ;)

1 5 7 26
Dificuldade: 2.5/5
Tempo estimado p/ platina: 10-12 horas
Mínimo de jogadas: 2 (história e competitive VR missions)
Tem troféus online?: Não
Nota para o jogo: 3/5
Disponível no Xbox 360!
1000

Quando comecei a série Game Over, eu pretendia escrever pequenas análises de todos os jogos que terminasse, porém devido ao trabalho que é escrever uma análise e também ao fato de querer jogar mais do que resenhar, muitos jogos ficaram para trás. Mas convenhamos, tem alguns jogos que nem merecem uma análise exclusiva, principalmente estes aí acima, cujos seus principais destaques são os troféus.. Nestes casos, eles são muito bem-vindos para a série Caçadores de Troféus!

Então, quer dizer que só falará de jogos ruins por aqui? Não necessariamente, tem muito jogos bons que possuem uma lista interessante de troféus e conquistas.. sejam eles fáceis ou difíceis! :)

E você? Gosta de caçar troféus? Qual foi o pior jogo que jogou só para ganhar novos troféus? Deixe nos comentários!

Abraço.