Exatamente na data de hoje o PlayStation 2 está comemorando 15 anos, mas como no final do ano a Sony comemorou 20 anos da marca PlayStation, decidi “comemorar” relembrando (com uma cervejinha, inclusive) quais são meus jogos favoritos do console que revolucionou o mercado de videogames!

No dia 3 de Dezembro de 2014, a Sony completou 20 anos desde o lançamento do seu primeiro console no Japão! Um console que veio para mudar completamente a história dos videogames, antes dominado pela Sega com o Mega Drive e pela Nintendo com o Super Nintendo!

Porém, eu só participei desta história praticamente cinco anos depois, já em 1999! Neste ano, o console já tinha um acervo muito atrativo com jogos do nível de: Final Fantasy VII, Resident Evil, Gran Turismo, Tomb Raider, Metal Gear Solid, enfim.. Selecionei meus dez favoritos! 😊

Dino Crisis

Depois do enorme sucesso de Resident Evil, a Capcom teve a brilhante ideia de trocar zumbis por dinossauros! O resultado foi: Dino Crisis, um jogo onde, assim como em RE, você está numa missão de resgate, porém, ao invés de encontrar zumbis pelo caminho, encontrará dinossauros, ao estilo Jurassic Park! Entretanto, a origem deles não é a mesma do filme, pois os dinossauros foram transportados através do tempo!

A Capcom lançou uma sequência, com Dino Crisis 2 que se for analisar é bem melhor. Mas, eu ainda prefiro o primeiro que é mais cadenciado e mais de sobrevivência e com menos ação do que seu sucessor.

Driver

Driver é um jogo politicamente incorreto, onde você é um piloto de fuga que simplesmente tem que fugir da polícia, mas o que torna o jogo excelente é que ele é totalmente focado na sua habilidade como piloto, ou seja, você não sai do carro, não tem tiros ou atropelamento de pedestres.

No PS1 ainda tivemos o Driver 2 que é excelente também, mas assim como Dino Crisis, eu prefiro o primeiro!

Medal of Honor

Medal of Honor foi um divisor de águas, ele simplesmente remodelou o gênero de jogos de tiros em primeira pessoa (FPS). Acredito que sem ele, Half-Life no PC e o multiplayer de Goldeneye 007 do Nintendo 64, os jogos não seriam como são hoje. Recentemente, eu matei a saudade deste jogo e escrevi sobre ele no Game Over 19.

Tony Hawk’s Pro Skater 2

É difícil de escolher o favorito entre os três primeiros jogos da série, mas eu escolhi o segundo pois ele é totalmente viciante e foi o que eu mais joguei! Para quem não conhece, trata-se de um jogo de skate com uma jogabilidade excelente, músicas empolgantes e ótimos gráficos, ou seja, diversão garantida por várias horas!

Castlevania: Symphony of the Night

Mesmo apesar de ter jogado fora da sua época (joguei em 2010), curti demais este Castlevania, ele é totalmente excelente! A Konami preferiu manter o 2D, onde todo mundo estava empolgado com o 3D, e lançou talvez o melhor Castlevania da franquia!

Silent Hill

Ganhei este jogo de presente de um amigo na época (alternativo, é claro!), pois ele não tinha curtido e, como diz o ditado: “Cavalo dado não se olha os dentes”, peguei sem ao menos conhecer e, ao contrário dele, eu curti bastante!

O clima de terror dele é totalmente diferente de Resident Evil e não tem nem como compará-los, Silent Hill tem uma pegada bem mais puxada para o terror psicológico com clima de suspense, bem menos combate e uma história um pouco mais pesada. Quem ainda não jogou e gosta do gênero, recomendo!

Tomb Raider: The Last Revelation

Quem acompanha o blog sabe que o primeiro da série que joguei foi o TR III, mas como já o citei no post dos jogos que marcaram minha infância, vou de The Last Revelation desta vez, até porque ele é o meu favorito mesmo entre os jogos da série no PS1.

Tirando a parte com a Lara jovem, o jogo inteiro se passa no Egito desta vez, e mesmo sendo em um só local, é um dos mais compridos da série com 35 fases nada curtas!

Resident Evil 3: Nemesis

Quando ganhei meu PS1, Resident Evil 3: Nemesis, ou melhor, Bio Hazard 3: Last Escape, veio de brinde com o videogame! Ele, com certeza, é meu favorito da série, mesmo com o pessoal dizendo que RE2 é melhor! 😋

Ele é um pouco mais de ação que seus antecessores, mas ainda sim você precisa gerenciar suas munições e recursos, pois pode acabar ficando sem e tornar sua missão muito mais díficil. E como não citar que o jogo conta com um dos vilões mais marcantes de todos os tempos: o Nemesis! Jogaço!

Gran Turismo

Ele foi meu primeiro jogo de PS1 (comprei antes mesmo de ganhar o console) e, nesta época, jogo de corrida era sinônimo de Gran Turismo para mim, simplesmente não jogava nada além dele no gênero! 😅

Gran Turismo revolucionou o gênero de corridas com gráficos e jogabilidade ótimos e realistas, o pessoal pirou com esse jogo na época!

Algum tempo depois, GT2 foi lançado e conseguiu melhorar o que já era ótimo!

Metal Gear Solid

E por fim, Metal Gear Solid, o que dizer do jogo que com certeza não é somente o meu favorito do PS1 e sim, meu jogo favorito de todos os tempos? Hideo Kojima, criador da série, elevou o nível de jogos para outro patamar, para algo mais cinematográfico! Entretanto, além de possuir uma história complexa e fascinante, o gameplay é fantástico! Acho que foi o jogo que mais zerei na vida! 😎


E é isso, esta foi minha lista de jogos favoritos do velho de guerra PS1! O que achou? Quais são os seus favoritos? Comente! 😉